domingo, 24 de janeiro de 2021

Nomadland

 


Nomadland (Nomadland / Alemanha, EUA 2020) – Nota 7,5
Direção – Chloé Zhao
Elenco – Frances McDormand, David Strathairn, Linda May, Bob Wells, Charlene Swankie.

Em 2011, uma empresa encerra suas atividades em uma pequena cidade no deserto de Nevada. Sem ter o que fazer e nem local fixo para morar, a viúva Fern (Frances McDormand) decide atravessar o país em uma van, que ser tona sua casa, sobrevivendo de empregos temporários e participando de grupos de pessoas que vivem a mesma situação. 

Ao invés de focar no lado trágico ou nos perigos deste tipo de vida pela estrada, o longa que é baseado em um livro explora o tema como sendo uma escolha motivada por situações pessoais. 

A protagonista vivida pela ótima Frances McDormand tem suas razões para a liberdade que escolheu e também oportunidades de seguir um caminho diferente. 

É interessante que a solidariedade é a marca que fica das pessoas que cruzam seu caminho, todas com histórias de vida para contar. 

O roteiro é também uma consequência da crise econômica que veio à tona nos EUA em 2008. O desemprego atingiu um número enorme de pessoas, sendo que muitas perderam até suas casas e foram obrigadas a tomar decisões dolorosas para tentar retomar a vida.

Nenhum comentário: