sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Resposta Armada, 3:15 - A Hora do Confronto & Força Oposta

 


Resposta Armada (Armed Response, EUA, 1986) – Nota 5
Direção – Fred Olen Ray
Elenco – David Carradine, Lee Van Cleef, Mako, Lois Hamilton, Ross Hagen, Brent Huff, Laurene Landon, Dick Miller, David Goss, Michael Berryman.

Tanaka (Mako) é o chefe da Yakuza que precisa recuperar uma valiosa estátua que pertence a Máfia Chinesa. Ele utiliza o serviço de um policial corrupto (Ross Hagen), que por seu lado leva consigo seu parceiro (David Goss) que termina assassinado. O problema se torna ainda maior por que o jovem morto tem pai (Lee Van Cleef) e irmãos (David Carradine e Brent Huff) que são veteranos do Vietnã. 

Quem conhece o cinema B dos anos oitenta e noventa com certeza reconhecerá o nome do diretor Fred Olen Ray, que hoje tem mais de cento e sessenta filmes no currículo. Ele segue a linha de Roger Corman, produzindo e dirigindo filmes de baixo orçamento direto para o mercado de vídeo e hoje de streaming. 

Este “Resposta Armada” tem o seu selo de qualidade duvidosa, com um roteiro repleto de clichês, sequências de tiroteio quase amadoras e a participação em piloto automático de atores em baixa na época como David Carradine e Lee Van Cleef.

3:15 – A Hora do Confronto (3:15, EUA, 1986) – Nota 5,5
Direção – Larry Gross
Elenco – Adam Baldwin, Deborah Foreman, Danny de La Paz, Rene Auberjonois, Ed Lauter, Mario Van Peebles, Wings Hauser, Scott McGinnis, Gina Gershon.

Um colégio na periferia de Los Angeles está dominado por uma quadrilha de traficantes. Jeff Hanna (Adam Baldwin) é um ex-integrante do grupo que era temido por todos e que deseja mudar de vida, porém quando seu namorada (Deborah Foreman) é brutalmente atacada, ele decide revidar na mesma moeda. 

A curiosidade principal deste longa sobre violência entre jovens é explorar o clichê da briga com hora marcada que era comum entre a molecada nos anos setenta e oitenta, inserindo um contexto muito mais violento envolvendo droga e resultando em algo próximo ao que ocorre nos dias atuais. 

O sempre durão Adam Baldwin dá conta do recado nas sequências violentas. Vale citar que apesar do mesmo sobrenome, Adam não tem ligação alguma com os famosos irmãos Baldwin.

Força Oposta ou Onze para o Inferno (Opposing Force, EUA, 1986) – Nota 5,5
Direção – Eric Karson
Elenco – Tom Skerritt, Lisa Eichhorn, Anthony Zerbe, Richard Roundtree, George Cheung.

Alguns soldados se inscrevem em um curso de sobrevivência que tem o objetivo de recriar uma zona de combate na floresta. Enviados para fazer o treinamento nas Filipinas, rapidamente os soldados percebem que o oficial instrutor é um sádico psicopata, que contratou um ex-soldado vietcongue para liderar um grupo de inimigos, o que rapidamente se transforma em um conflito fora do controle. 

A premissa é até bastante interessante ao transformar um treinamento em guerra real explorando as locações selvagens. O problema é que a trama não avança, focando somente nas perseguições e nas sequências de tortura. 

É um filme que tentava pegar na carona na onda de obras sobre o Vietnã que estava no auge nos anos oitenta.

Nenhum comentário: