segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Vikings, os Conquistadores

 


Vikings, os Conquistadores (The Vikings, EUA, 1958) – Nota 6
Direção – Richard Fleischer
Elenco – Kirk Douglas, Tony Curtis, Ernest Borgnine, Janet Leigh, James Donald, Alexander Knox, Frank Tring.

O rei da Inglaterra é assassino pelo chefe viking Ragnar (Ernest Borgnine), que também engravida a rainha. Vinte anos depois, Ragnar e seu filho Einar (Kirk Douglas) ainda estão em conflito com a Inglaterra, agora por causa do sequestro da noiva do rei (Janet Leigh), que por seu lado se apaixona pelo escravo dos vikings Eric (Tony Curtis), que na verdade é o filho bastardo de Ragnar com a falecida rainha inglesa. 

Este clássico de capa e espada é baseado em um livro que é basicamente um novelão. As atuações são exageradas, assim como as festas malucas dos vikings. As sequências de ação envelheceram mal, com exceção da conflito final no castelo que é um pouco melhor trabalhado. 

Destaque fica para reconstituição dos navios, o figurino e os créditos finais que parecem um livro antigo descrevendo cenas do longa. 

O filme tem duas curiosidades. Tony Curtis e Janet Leigh eram casados na vida real, enquanto Ernest Borgnine e Kirk Douglas que interpretam pai e filho tinham somente um ano de diferença na idade.

Um comentário:

Liliane de Paula disse...

Pelo Oldflix tenho acesso a esses filmes.
bj,