sexta-feira, 25 de março de 2022

A Mão de Deus

 


A Mão de Deus (È Stata la Mano di Dio, Itália / EUA, 2021) – Nota 8
Direção – Paolo Sorrentino
Elenco – Filippo Scotti, Toni Servillo, Teresa Saponangelo, Marlon Joubert, Luisa Ranieri, Renato Carpentieri, Massimiliano Gallo, Betty Pedrazzi.

Nápoles, meados dos anos oitenta. Fabietto (Filippo Scotti) é o filho mais novo de um casal de classe média (Toni Servillo e Teresa Saponangelo), tendo ainda o irmão mais velho Marchino (Marlon Joubert) que deseja ser ator. 

As descobertas da idade, a vida em família e a expectativa pela contratação de Maradona para jogar na equipe do Napoli sãos os combustíveis da vida de Fabietto, até ocorreram situações mais complicadas que modificam sua perspectiva de futuro. 

O roteiro escrito pelo diretor Paolo Sorrentino explora fragmentos de sua juventude em Nápoles nos anos oitenta. Ele mistura fatos reais com outros fictícios que dividem o filme em duas partes distintas. 

O estilo de Sorrentino em criar cenas que parecem desconexas, mas que no todo dão uma entendimento maior em relação aos personagens pode não agradar ao público em geral, assim como o humor inusitado e o ritmo irregular. Eu gosto do estilo por ser original, criativo e estranho.

2 comentários:

Pedrita disse...

tudo o q leio nao fala de ser um filme religioso. mas pelo nome acabo nem pensando em ver. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - A história não tem ligação alguma com religião. A "Mão de Deus" do título se refere a um gol marcado pelo Maradona usando a mão na Copa do Mundo na Itália em 1990. Este gol ficou conhecido como "La Mano de Dios".

Bjs