sábado, 12 de junho de 2021

Momentos de Felicidade Insignificante, A Máfia Só Mata no Verão & Em Guerra Por Amor

 


Momentos de Felicidade Insignificante (Momenti di Trascurabile Felicita, Itália, 2019) – Nota 7
Direção – Daniele Luchetti
Elenco – Pif, Thony, Renato Carpentieri, Franz Cantalupo, Vincenzo Ferrera, Roberta Caronia.

Em Palermo, no sul da Itália, Paolo (Pif) sofre um acidente de moto e morre. Ao chegar no paraíso descobre que houve um erro, tendo direito de voltar à Terra. Porém o tempo oferecido é de apenas uma hora e meia. 

Ele volta junto com uma espécie de anjo (Renato Carpentieri), que vem para garantir que o sujeito não tente escapar da morte. No pouco tempo que resta, Paolo decide se redimir dos erros, principalmente com sua esposa (Thony) e sua filha. 

Esta simpática mistura de drama e comédia explora ao mesmo tempo a tentativa do protagonista em fechar sua vida de forma positiva, além de utilizar a narração do mesmo para mostrar como as pessoas perdem tempo com erros bobos, brigas sem sentido e muitas vezes esquecem de valorizar o que tem. 

Tudo isso ganha pontos pela interpretação espontânea do ator, diretor e apresentador de tv Pif, apelido de Pierfrancesco Diliberto. Seu personagem é o típico sujeito comum de bom coração, mas que muitas vezes na vida tomou decisões equivocadas pelos mais diversos motivos. 

Este longa foi um agradável surpresa. Merece ser conhecido pelos cinéfilos que gostam do gênero.

A Máfia Só Mata no Verão (La Mafia Uccide Solo D'estate, Itália, 2013) – Nota 7,5
Direção – Pierfrancesco Diliberto (Pif)
Elenco – Pif, Cristiana Capotondi, Alex Bisconti, Ginevra Antona.

Palermo, sul da Itália, 1980. O garoto Arturo (Alex Bisconti) é apaixonado pela colega de classe Flora (Ginevra Antona), porém sua timidez e fatos aleatórios ligados as ações da Máfia sempre atrapalham sua chance de se declarar. 

Muitos anos depois, agora adulto, Arturo (Pif) está tentando fazer carreira como jornalista quando reencontra Flora (Cristiana Capotondi), mas novamente fatos ligados a Máfia e também a política não deixam que as coisas aconteçam entre eles. 

O ator, diretor e apresentador de tv Pif (Pierfrancesco Diliberto) entrega um filme extremamente criativo ao unir uma história de amor que parece que nunca será consumada, com fatos reais dos crimes cometidos pela Máfia em Palermo nos anos oitenta e noventa, a maioria deles a mando do sanguinário capo Salvatore “Totó” Rina. 

O roteiro de Pif detalha fatos marcantes como o grande julgamento dos mafiosos no final dos anos oitenta e as mortes de pessoas que lutavam contra o crime, como os promotores Giuseppe Falcone e Paolo Borselino, além do general Dalla Chiesa. 

Pif é nascido em Palermo e conhece o lado bom e também o ruim da região, tendo vivido de perto todos estes fatos citados aqui. 

Este é mais um filme italiano que merece ser conhecido.

Em Guerra Por Amor (In Guerra per Amore, Itália, 2016) – Nota 7
Direção – Pif (Pierfrancesco Diliberto)
Elenco – Pif, Andrea Di Stefano, Miriam Leone, Vincent Riotta, Maurizio Marchetti, Sergio Vespertino, Maurizio Bologna.

Nova York, 1943. Arturo (Pif) é um imigrante italiano que está apaixonado por Flora (Miriam Leone), filha do dono do restaurante em que ele trabalha. A história de amor fica em risco quando Flora é oferecida pelo tio para se casar com o filho de um mafioso. 

Arturo vê como sua única chance voltar para a Sicília na Itália e pedir Flora em casamento direto para seu pai. Sem dinheiro, ele decide se alistar no exército, que está prestes a enviar soldados para combater os nazistas na Sicília. 

A curiosa premissa deste longa dirigido, escrito e protagonizado por Pif tem semelhanças com seu trabalho anterior, o superior “A Máfia Só Mata no Verão”. Ele cria uma trama de ficção explorando temas habituais como uma história de amor, os costumes do sul da Itália e influência da Máfia na região misturados com uma situação verdadeira. 

O ponto real são as decisões que o exército americano tomou e que terminou por fortalecer a Máfia siciliana, inclusive com uma curiosa teoria de que o governo americano teve ajuda do gângster Lucky Luciano para criar uma estratégia de ataque e conseguir apoio local, dos mafiosos é claro. 

A narrativa é agradável, incluindo algumas pitadas de comédia, como a sequência do burro voador e a dupla de vagabundos que tenta sobreviver com pequenos golpes.

Nenhum comentário: