quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Flugten

 


Flugten (Flugten, Dinamarca, 2009) – Nota 6,5
Direção – Kathrine Windfield
Elenco – Iben Hjele, Lars Mikkelsen, Faegh Zamani, Sonja Richter, Henrik Prip.

Rikke (Iben Hjele) é uma jornalista dinamarquesa que é sequestrada pelo Talibã no Afeganistão. Sua esperança de sobreviver surge quando o jovem Nazir (Faegh Zamani) a libera, com a condição de que ela jamais conte a verdade sobre a sua ajuda. Nazir diz que foi obrigado a participar do Talibã após seu pai ter sido assassinado. O fato levará a consequências inesperadas em suas vidas. 

O primeiro terço da história foca no cativeiro da jornalista, passando a impressão de que seria um filme de ação sobre fuga como cita o título original. O roteiro muda o contexto da história ao criar um drama diferente sobre ética no jornalismo, inveja entre profissionais e colocando em questão sobre até que ponto a verdade pode ser pior que a mentira em algumas situações. O roteito toca ainda sem grande aprofundamento na questão dos refugiados. 

A parte final entrega a solução do problema de uma forma um pouco fantasiosa, mas entendendo ser uma escolha para colocar emoção na trama. O resultado é aceitável e mediano.

Nenhum comentário: