quinta-feira, 15 de maio de 2025

Bronco Billy, Doido Para Brigar, Louco Para Amar & Punhos de Aço

 

Bronco Billy – (Bronco Billy, EUA, 1980) – Nota 7
Direção – Clint Eastwood
Elenco – Clint Eastwood, Sondra Locke, Geoffrey Lewis, Scatman Crothers, Sam Bottoms, Bill McKinney.

Bronco Billy (Clint Eastwoof) é o dono de um circo decadente que viaja pelos EUA fazendo shows com tema do velho oeste. Durante uma dessas viagens, ele aceita dar emprego a uma mulher (Sondra Locke) que foi abandonada pelo marido. 

Este misto de comédia com drama explora o tema da difícil vida das pessoas que trabalham nos circos itinerantes, que na época já estavam longe do auge deste tipo de espetáculo. O filme mescla algumas divertidas sessões do espetáculo, com os conflitos comuns dos relacionamentos entre pessoas bem diferentes, no caso aqui do cowboy de Clint Eastwood e a dondoca falida de Sondra Locke. Por sinal, mesmo sem nunca se casarem oficialmente, eles viveram juntos por mais de quinze anos, tendo também trabalhado em parceria em diversos filmes.

Doido Para Brigar, Louco Para Amar (Every Which Way But Loose, EUA, 1978) – Nota 6,5
Direção – James Fargo
Elenco – Clint Eastwood, Sondra Locke, Geoffrey Lewis, Beverly D’Angelo, Ruth Gordon, Walter Barnes, Bill McKinney.

Philo (Clint Eastwood) é um motorista de caminhão que completa sua renda participando de lutas clandestinas. Ele tem a sempre a companhia do irmão Orville (Geoffrey Lewis) e do orangotango Clyde. Sua vida o leva a entrar em conflito com uma gangue de motoqueiros e também com policiais corruptos, além de se envolver com uma cantora country (Sondra Locke). 

Este divertido longa fez sucesso tanto pelo carisma de Clint Eastwood e do orangotango Clyde, quanto pelas cenas de brigas e por seguir um estilo que no ano anterior levou “Agarra-me se Puderes” com Burt Reynolds a um enorme sucesso de bilheteria. 

Os dois longas se passam no sul dos EUA, atingindo em cheio um público que se via na tela e que procurava diversão agitada sem preocupações com uma trama mais elaborada.

Punhos de Aço (Any Which Way You Can, EUA, 1980) – Nota 6,5
Direção – Buddy Van Horn
Elenco – Clint Eastwood, Sondra Locke, Geoffrey Lewis, William Smith, Harry Guardino, Ruth Gordon, Michael Cavanaugh, Barry Corbin, Bill McKinney.

Esta sequência do sucesso de 1978 segue a mesma fórmula, com o protagonista Philo (Clint Eastwood) participando de lutas de boxe clandestinas, lidando com uma confusa relação amorosa com Lynn (Sondra Locke), além de enfrentar problemas com policiais, motoqueiros e até a Máfia. 

Novamente é um filme divertido, intercalando sequências engraçadas com brigas e dando maior destaque ao orangotango Clyde.

Nenhum comentário: