
Direção – Vittorio De Sica
Elenco – Carlo Battisti, Maria Pia Castillo, Lina Gennari, Ileana Simova.
Umberto Domenico Ferrari (Carlo Battisti) é um funcionário público aposentado que sofre com dívidas por causa do pequeno valor que recebe como benefício. Prestes a ser despejado do quarto de um antigo casarão por conta de não conseguir pagar o aluguel, ele tenta vender alguns itens e procura ajuda de antigos amigos, porém sem sucesso. Seu único companheiro é um pequeno cão que o segue por todos os lugares.
Este é um dos vários longas do chamado Neorrealismo Italiano que batem direto no fígado e no coração do espectador. Mesmo não sendo tão clássico quanto “Ladrões de Bicicleta” do mesmo diretor Vittorio De Sica, a jornada do pobre Umberto é uma das mais dolorosas da história do cinema.
Como em outros filmes do gênero, a trama se passa em uma Itália no pós-guerra com uma população pobre, em que a luta pela sobrevivência supera qualquer tipo de gentileza e sentimento pelo próximo. Para quem gosta de cães, o filme é ainda mais doloroso, mesmo deixando claro que eles são os melhores amigos dos homens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário