domingo, 1 de junho de 2025

Acima de Qualquer Suspeita (1990 & 2024)

 

Acima de Qualquer Suspeita (Presumed Innocent, EUA, 1990) – Nota 7
Direção – Alan J. Pakula
Elenco – Harrison Ford, Bonnie Bedelia, Raul Julia, Brian Dennehy, Paul Winfield, Greta Scacchi, John Spencer, Joe Grifasi, Tom Mardirosian, Anna Maria Horsford, Sab Shimono, Bradley Whitford.

Rusty Sabich (Harrison Ford) é o promotor designado para investigar a morte de uma colega (Greta Scacchi) que fora sua amante. Tentando esconder o caso, aos poucos pistas vem à tona o transformando em suspeito. Para provar sua inocência, ele contrata o advogado Sandy Stern (Raul Julia), tendo ainda o apoio de um amigo policial (Jon Spencer) e de sua esposa (Bonnie Bedelia). 

Este longa baseado em um livro de Scott Turow foi um dos vários bons trabalhos do diretor Alan J. Pakula, que deixou obras como “A Trama”, “Todos os Homens do Presidente” e “A Escolha de Sofia”. 

Ele consegue prender a atenção do espectador com o suspense em relação a quem cometeu crime, fato que é revelado como uma interessante surpresa na parte final. Pakula e o astro Harrison Ford voltariam a trabalhar juntos em “Inimigo Íntimo” de 1997, um ano antes da morte do diretor.

Acima de Qualquer Suspeita (Presumed Innocent, EUA, 2024) – Nota 7
Direção – Greg Yaitanes & Anne Sewitsky
Elenco – Jake Gyllenhaal, Ruth Negga, Peter Sarsgaard, Bill Camp, O-T Fagbente, Renate Reinsve, Chase Infiniti, Kingston Rumi Southwick, Tate Birchmore, Elizabeth Marvel, Nana Mensah, Noma Dumezweni, Lily Rabe, Marco Rodriguez, Mary Lynn Rajskub.

Rusty Sabich (Jakw Gyllenhaal) é um promotor que fica incumbido do processo do assassinato de uma colega de trabalho que fora sua amante. Não demora para a relação vir à tona e Rusty se tornar o principal suspeito do crime. 

Esta minissérie em oito episódios baseada no livro de Scott Turow foi adaptada por David E. Kelley, veterano criador de antigas séries de sucesso como “L.A. Law”, “Picket Fences” e “Chicago Hope", além das recentes minisséries “The Undoing” e “Amor e Morte”. 

Nessa adaptação, Kelley muda várias situações e personagens que foram retratadas no filme de 1990 com Harrison Ford. A minissérie é muito bem produzida, tem ótimo elenco e um roteiro que prende a atenção, porém para que viu o original, fica a sensação de mais do mesmo.

Nenhum comentário: