sábado, 4 de fevereiro de 2023

Cinco Dias no Hospital Memorial

 


Cinco Dias no Hospital Memorial (Five Days at Memorial, EUA, 2022) – Nota 7,5
Direção – John Ridley, Wendey Stanzler & Carlton Cuse
Elenco – Vera Farmiga, Cherry Jones, Michael Gaston, Cornelius Smith Jr., Robert Pine, Molly Hager, Adepero Oduye, Julie Ann Emery, W. Earl Brown.

Em agosto de 2005, o Furacão Katrina atingiu Nova Orleans deixando um rastro de destruição que foi ainda maior quando os diques da cidade se romperam no dia seguinte. Com a cidade totalmente alagada, o hospital memorial ficou isolado durante cinco dias lotado de funcionários, pacientes e pessoas que se refugiaram da água. 

Esta minissérie em oito episódios detalha estes cinco dias em que as pessoas no hospital passaram do medo para a esperança e no final ao desespero, inclusive tomando atitudes que levaram a uma investigação pouco tempo depois. 

O roteiro coloca em discussão as polêmicas tomadas de decisões, as reações de cada pessoa frente a uma situação extrema e a falta de preparo dos administradores do hospital para lidar com o problema, além é claro dos erros das autoridades. 

Os destaques do elenco ficam para a médica vivida por Vera Farmiga, o médico humanista interpretado pelo veteraníssimo Robert Pine e uma surpreendente atuação do eterno coadjuvante de séries Michael Gaston, que habitualmente vive personagens durões ou vilões e que aqui é o investigador da promotoria que demonstra uma enorme empatia com os sobreviventes e sofre por causa da tragédia.

Nenhum comentário: