segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Nada Santo & Filhos da 'Ndrangheta

 


Nada Santo (Lo Spietato, Itália / França, 2019) – Nota 6,5
Direção – Renato De Maria
Elenco – Ricardo Scarmarcio, Sara Serraiocco, Alessio Pratico, Alessandro Tedeschi, Maria Ange Casta.

Quando adolescente nos anos setenta, Santo Russo (Ricardo Scamarcio) se envolveu no mundo do crime participando de golpes como uma espécie de associado independente da Máfia Calabresa, a chamada ‘Ndrangheta. 

O roteiro segue a carreira criminosa de Santo durante duas décadas, migrando de uma pequena cidade da Calábria para Milão, detalhando sua ascensão financeira, os violentos conflitos com inimigos e sua vida amorosa. 

A primeira hora é bastante interessante ao focar na mudança de vida do protagonista e os crimes que o fizeram enriquecer, porém a parte final se mostra apressada, com alguns pulos no tempo e situações sendo resolvidas sem muita explicação. 

Mesmo assim, a produção caprichada e as competentes sequências de violência ajudam a manter o interesse para quem gosta de filmes sobre a Máfia.

Filhos da ‘Ndrangheta (Liberi di Scegliere, Itália, 2019) – Nota 6
Direção – Giacomo Campiotti
Elenco – Alessandro Preziosi, Nicole Grimaudo, Carmine Buschini, Federica Sabatini, Francesco Colella, Vincenzo Palazzo.

Uma ação da polícia italiana prende alguns mafiosos, entre eles o filho de um chefão que conseguiu escapar. O rapaz (Vincent Palazzo) recebe a proposta do juiz Lo Bianco (Alessandro Preziosi) de colaborar com a justiça para ganhar uma nova identidade. Ele não aceita. 

Dez anos depois, o filho mais novo do chefão foragido (Carmine Buschini) também é preso e se nega a cooperar. Por se menor de idade, o mesmo juiz Lo Bianco o sentencia a passar um ano em uma casa de recuperação, imaginando que o rapaz possa mudar sua atitude. 

Este longa que se diz inspirado em uma história é uma produção para a televisão, que mesmo tendo uma premissa interessante se mostra clean demais. Filme sobre a máfia com pouca violência e tudo muito certinho não convence, resultando muito mais em drama do que policial. 

Vale citar que a ‘Ndrangheta é a máfia que age na região da Calábria na Itália. As outras duas grandes máfias são a Camorra Napolitana e a Cosa Nostra Siciliana.

Nenhum comentário: