sexta-feira, 27 de maio de 2022

Mikey and Nicky & A Última Investigação

 


Mikey and Nicky (Mickey and Nicky, EUA, 1976) – Nota 7,5
Direção – Elaine May
Elenco – John Cassavetes, Peter Falk, Ned Beatty, Sanford Meisner, Joyce Van Patten, William Hickey, M. Emmet Walsh.

Nicky (John Cassavetes) está totalmente paranoico em um quarto de hotel acreditando que será executado a mando de um chefe de quadrilha. Ele liga para seu amigo Mikey (Peter Falk), que tenta acalmá-lo e o convence a sair da cidade da Nova York. Em paralelo, um assassino (Ned Beatty) está à procura de Nicky. 

Este esquecido drama escrito e dirigido pela também atriz Elaine May é uma viagem pela noite da Nova York dos anos setenta. A dupla de amigos passa por bares, clubes noturnos e até mesmo por um cinema enquanto discutem sobre a vida, suas frustrações e o mundo marginal em que vivem. 

É interessante que durante o desenvolvimento da narrativa o sentimento que o espectador tem pelos protagonistas varia de acordo com as atitudes de cada um. Não existe herói ou vilão, os dois demonstram virtudes e também enormes defeitos enquanto cruzam o caminho de outros personagens. 

Destaque para as atuações de John Cassavetes e Peter Falk, este último o eterno detetive do seriado “Columbo”.

A Última Investigação (The Late Show, EUA, 1977) – Nota 6
Direção – Robert Benton
Elenco – Art Carney, Lily Tomlin, Bill Macy, Eugene Roche, Joanna Cassidy, John Considine, Ruth Nelson.

Ira Wells (Art Carney) é um veterano investigador particular que é procurado por um velho amigo que morre nos seus braços após ter tomado um tiro. No dia do enterro, outro amigo de Ira (Bill Macy) aparece com Margo (Lily Tomlin), que diz que seu gato foi roubado por um conhecido e que o homem assassinado estava investigando o caso. Mesmo a contragosto, Ira decide investigar para tentar descobrir quem matou seu amigo. 

Este longa policial escrito e dirigido por Robert Benton, famoso por sucessos como “Kramer vs. Kramer” e “Um Lugar no Coração” tem cara de produção para a tv e hoje com um estilo de narrativa envelhecido. 

A história é complexa, porém ao mesmo tempo com motivações não muito verossímeis. Duas sequências de brigas são fracas e outra de uma perseguição de automóveis é criativa. 

O destaque fica para o carisma de Art Carney como o sujeito durão e cínico.

Nenhum comentário: