sábado, 21 de maio de 2022

Dopesick

 


Dopesick (Dopesick, EUA, 2021) – Nota 8
Direção – Michael Cuesta, Barry Levinson, Patricia Riggen & Danny Strong
Elenco – Michael Keaton, Peter Sarsgaard, Michael Stuhlbarg, Will Poulter, John Hoogenakker, Kaitlyn Dever, Rosario Dawson, Will Chase, Mare Winnigham, Ray McKinnon, Jake McDorman, Phillipa Soo, Raul Esparza.

Em 1996, Richard Sackler (Michael Stuhlbarg) é um dos gestores da indústria farmacêutica Purdue que pertence a sua família. Mesmo a contragosto de outros familiares, ele investe milhões para transformar um medicamento fortíssimo a base de opioides em uma droga a ser vendida com uma simples prescrição médica para qualquer tipo de dor. 

Batizado de oxycontin, não demora para o medicamento criar uma grande quantidade de viciados, fato que chama a atenção das famílias afetadas e de algumas poucas autoridades, como a agente do DEA Bridget Meyer (Rosario Dawson) e os procuradores de justiça Rick Mountcastle (Peter Sarsgaard) e Randy Ransemeyer (John Hoogenakker). 

Esta minissérie em oito episódios é baseada em um livro que descreve os bastidores de corrupção e poder que fez com que uma droga extremamente perigosa fosse lançada no mercado enganando pacientes e médicos, resultando numa crise de saúde que tem consequências até hoje. 

Muito do que se vê aqui ocorre de forma semelhante com a pandemia atual, em que uma indústria poderosa lança um medicamento visando apenas o lucro, utilizando a mídia, autoridades, especialistas, vendedores e médicos para fazer propaganda de um produto em troca de favores e benesses. 

O roteiro deixa claro como funciona este mercado e como as consequências nas vidas dos pacientes podem ser terríveis. 

A narrativa intercala vários momentos entre 1996 e 2006, desde o lançamento do produto até uma espécie de finalização do caso na justiça, algo que voltaria à tona nos últimos anos. 

Além dos personagens citados, destaque para Michael Keaton como o médico que tem sua vida virada de ponta cabeça ao descobrir que foi enganado da pior forma possível.

Nenhum comentário: