terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Cinzas da Guerra

 


Cinzas da Guerra (The Grey Zone, EUA, 2001) – Nota 7
Direção – Tim Blake Nelson
Elenco – David Arquette, Harvey Keitel, Allan Corduner, Steve Buscemi, Daniel Benzali, David Chandler, Michael Stuhlbarg, Velizar Binev, Mira Sorvino, Natasha Lyonne, Kamelia Grigorova, Brian F. O’Byrne, Jessica Hecht, Lee Wilkoff.

No campo de concentração de Auschwitz, alguns judeus de origem húngara trabalhavam como ajudantes dos nazistas levando outros judeus para as câmaras de gás. Estes homens eram conhecidos como “Sonderkommando” e sabiam que mesmo assim seriam executados em algum momento. 

Neste contexto, eles planejam uma fuga contando com a ajuda do médico Miklos Nyiszli (Allan Corduner), um húngaro que para sobreviver se tornou auxiliar do terrível Joseph Mengele. 

Escrito e dirigido pelo ator Tim Blake Nelson, este longa é baseado em uma história real contada em livro pelo verdadeiro Miklos Nyiszli. A premissa explora o mesmo tema do filme húngaro “O Filho de Saul” produzido em 2015 e que levou o Oscar de Filme Estrangeiro. 

Os dois filmes mostram de um forma extremamente dolorosa o martírio dos judeus em meio a crueldade nazista. São várias sequências fortes em dramaticidade, como a fila de pessoas nuas entrando na câmara de gás, a discussão por causa de um relógio e o assassinato com o travesseiro. 

Não chega a ser um grande filme, mas deixa sua marca ao mostrar como a loucura da época fez pessoas comuns se tornarem traidoras e ajudar na morte de outros iguais a elas.

Nenhum comentário: