quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Bar Doce Lar & Um Ano em Nova York

 


Bar Doce Lar (The Tender Bar, EUA, 2021) – Nota 7,5
Direção – George Clooney
Elenco – Ben Affleck, Tye Sheridan, Lily Rabe, Daniel Ranieri, Christopher Lloyd, Max Martini, Rhenzy Feliz, Briana Middleton, Max Casella, Sonda James, Michael Braun, Matthew Delamater, Ivan Leung.

Long Island, 1973. O garoto JR (Daniel Ranieri) e sua mãe (Lily Rabe) mudam para a casa dos avós após não terem onde viver. Enquanto a mãe sofre por se sentir fracassada, o garoto aproveita a vida ao lado do tio (Ben Affleck), que é dono de um bar. Uma segunda narrativa pula para 1986, quando JR (Tye Sheridan) consegue uma bolsa de estudos para Yale e inicia sua vida adulta. 

Este simpático longa dirigido pelo ator George Clooney é baseado nas memórias do escritor J.R. Moehringer. Além de detalhar o início da vida adulta do protagonista, o roteiro toca em temas bastante interessantes como a questão do abandono paterno e da busca do adolescente por uma figura que o substitua, no caso aqui pelo personagem do tio vivido por Ben Affleck. 

Os conselhos dados pelo tio são extremamente simples e diretos, sem problematizações ou culpas, com o objetivo de mostrar o melhor caminho para o jovem. O legal é que um filme sobre personagens próximos da realidade e que enfrentam problemas comuns. 

Destaque para as atuações de Affleck e de Tye Sheridan, jovem que vem construindo uma carreira sólida.

Um Ano em Nova York (My Salinger Year, EUA, 2020) – Nota 5,5
Direção – Philippe Falardeau
Elenco – Margaret Qualley, Sigourney Weaver, Douglas Booth, Seana Kerskale, Brian F. O’Byrne, Colm Feore, Hamza Haq.

Nova York, 1995. Joanna (Margareth Qualley) abandona a universidade e consegue uma emprego de assistente da agente literária Margaret (Sigourney Weaver), que por seu lado cuida da carreira do então recluso escritor J.D. Salinger. O objetivo de Joanna é aprender sobre o mercado literário e se tornar escritora, porém terá de enfrentar alguns desafios em sua jornada. 

Baseado em um livro autobiográfico da escritora Joanna Smith Raskoff, este longa detalha o ano que foi primordial em sua vida profissional e pessoal. É aquele tipo de história que é mais interessante para quem viveu, a escritora no caso, do que para o espectador. 

O roteiro explora o conflito sobre a carreira, os problemas em um relacionamento amoroso, a melhor amiga que toma outro rumo, ou seja, tudo bastante previsível. É um filme correto, porém totalmente esquecível e descartável.

Nenhum comentário: