domingo, 16 de janeiro de 2022

A História Soviética

 


A História Soviética (The Soviet Story, Letônia, 2008) – Nota 8
Direção – Edvins Snore
Documentário

Apesar da antiga União Soviética ser o foco principal deste documentário, o diretor letão Edvins Snore também explora bastante as estreitas ligações entre nazismo e comunismo, principalmente como alemães e soviéticos utilizaram destes terríveis regimes para ceifar milhões de vidas. 

Com depoimentos de historiadores, estudiosos sobre o tema e também de pessoas que sobreviveram aos dois regimes, o doc é bastante didático ao detalhar como a ascensão do comunismo na União Soviética à partir dos anos vinte influenciou Hitler em sua política totalitária. 

A diferença básica entre os regimes era que o socialismo tinha como objetivo criar um “novo homem” destruindo a classe média e a elite, que eles chamavam de burgueses, enquanto o nazismo tinha como inimigos os judeus, ou seja, de um lado o foco era o extermínio econômico e do outro o ódio racial. 

O doc deixa claro como é inacreditável que ainda hoje pessoas defendam o comunismo, sendo que a União Soviética matou milhões de pessoas de forma tão cruel quanto os nazistas na Segunda Guerra. Um exemplo foi a fome na Ucrânia nos anos trinta que resultou em um dos casos mais terríveis de maldade contra o ser humano, fato que ficou conhecido como Holodomor. 

Para quem ainda não abriu os olhos para os horrores cometidos pelos comunistas durante décadas, este doc é uma pequena lição de história a ser aprendida.

Nenhum comentário: