quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Timecode

 


Timecode (Timecode, EUA, 2000) – Nota 7
Direção – Mike Figgis
Elenco – Saffron Burrows, Salma Hayek, Jeanne Tripplehorn, Stellan Skarsgard, Xander Berkeley, Golden Brooks, Richard Edson, Glenne Headly, Holly Hunter, Danny Huston, Leslie Mann, Kyle MacLachlan, Alessandro Nivola, Julian Sands, Steven Weber.

Em um mesmo dia em Los Angeles, quatro câmeras acompanham quatro personagens dividindo a tela em quatro pequenas imagens. Uma aspirante a atriz (Salma Hayek), sua amante (Jeanne Tripplehorn), um executivo de cinema (Stellan Skarsgaard) e sua esposa (Safron Burrows). 

Os diálogos destes personagens com outros se confundem em meio a narrativa, deixando o espectador perdido em meio as ações simultâneas. Em alguns momentos o som de uma das pequenas telas aumenta, levando o espectador a acompanhar aquela situação específica. 

Além da histórias contadas ao mesmo tempo, são noventa e oito minutos de quatro planos-sequências ininterruptos. Este formato ousado e inédito foi uma aposta arriscada e acertada do diretor inglês Mike Figgis, que com certeza obrigou elenco e equipe técnica a se prepararem em longos ensaios. 

A escolha da cidade de Los Angeles como pano de fundo é outro acerto, explorando personagens típicos de Hollywood.

 A elevada complexidade da obra transformou este filme em único. Não conheço outra obra neste formato. É uma experiência diferente, confusa em alguns momentos, mas que vale a pena ser conferida.

Nenhum comentário: