segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Terra de Ninguém & Louca Perseguição

 


Terra de Ninguém (Badlands, EUA, 1973) – Nota 7,5
Direção – Terrence Malick
Elenco – Martin Sheen, Sissy Spacek, Warren Oates, Ramon Bieri, Alan Vint

Dakota, final dos anos cinquenta. O casal de namorados Kit (Martin Sheen) e Holly (Sissy Spacek) inicia uma saga de crimes após o jovem assassinar o pai da garota que não aprovava o namoro. Eles pegam a estrada deixando um rastro de violência e mortes, como se fossem uma versão jovem de Bonnie e Clyde. 

Este curioso e também violento drama marcou a estreia na direção do excêntrico e talentoso Terrence Malick, que se baseou em uma história real ocorrida nos anos cinquenta. O filme é marcante por mostrar a violência de jovens como consequência de terem sido contrariados, algo infelizmente comum nos dias atuais, mas que era raro naquela época. 

A atuação de Martin Sheen como o jovem psicopata imita os trejeitos de James Dean em “Juventude Transviada”, inclusive no corte de cabelo, enquanto Sissy Spacek entrega uma adolescente ingênua e frágil, estilo de personagem sofredor que repetiu outras vezes na carreira. 

Terrence Malick foi elogiado pelo trabalho. Ele faria cinco anos depois “Cinzas no Paraíso”, outro bom drama e de forma surpreendente se afastaria do cinema por vinte anos, voltando a dirigir somente em 1998 o ótimo e também longo e contemplativo “Além da Linha Vermelha”.

Louca Perseguição (Return to Macon County, EUA, 1975) – Nota 5,5
Direção – Richard Compton
Elenco – Nick Nolte, Don Johnson, Robin Mattson, Robet Viharo.

Dois jovens (Nick Nolte e Don Johnson) viajam de carro pela Geórgia em 1958 com destino a Califórnia. O objetivo da dupla é participar do campeonato de corridas de automóvel. Ao parar na pequena cidade de Macon County, eles dão carona a uma garota (Robin Mattson). A carona e o jeito rebelde da dupla chamam a atenção de um policial que decide persegui-los. 

Este razoável road movie tem algumas curiosidades, começando pelos protagonistas interpretados por Nick Nolte e Don Johnson ainda jovens e antes da fama. A narrativa e o desenvolvimento da trama seguem o estilo da contracultura dos anos sessenta. 

Outra curiosidade é que ano anterior o diretor Richard Compton dirigiu “No Limiar do Ódio”, título original “Macon County Line”, porém baseado em uma história real que não tem ligação com este filme que comento aqui.

Nenhum comentário: