quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Adú

 


Adú (Adú, Espanha, 2020) – Nota 6,5
Direção – Salvador Calvo
Elenco – Luis Tosar, Alvaro Cervantes, Anna Castillo, Moustapha Oumarou, Zayiddiya Dissou, Miquel Fernandez, Jesus Carroza, Ana Wagener.

Três histórias paralelas que tem em comum o tema da imigração são o foco deste longa interessante e ao mesmo tempo irregular. 

A melhor história detalha a saga do pequeno garoto Adú (Moustapha Oumarou) e sua irmã Alika (Zayiddiya Dissou) que testemunham a mãe ser assassinada em um vilarejo no interior de Camarões e fogem com o objetivo de chegar até a Espanha onde o pai deles vive. 

A segunda trama tem como protagonista o ambientalista espanhol Gonzalo (Luis Tosar), que também em Camarões luta para salvar elefantes que são caçados, porém enfrenta resistência até mesmo dos companheiros de trabalho. 

A última e mais fraca história foca em três policiais na fronteira espanhola que ao enfrentar uma invasão de imigrantes terminam participando da morte de um sujeito. 

Por mais que sejam temas atuais, a ideia de explorar três histórias atrapalhou o resultado. A história do garoto Adu se mostra muito mais interessante e sensível, passando por várias locações e misturando drama, aventura e violência, enquanto as outras resultam em dramas rasos, sem o mesmo impacto. 

É um filme mediano por conta desta irregularidade.

Nenhum comentário: