sábado, 31 de julho de 2021

A Verdadeira História de Ned Kelly

 


A Verdadeira História de Ned Kelly (True History of the Kelly Gang, Austrália / Inglaterra / França, 2019) – Nota 5
Direção – Justin Kurzel
Elenco – George MacKay, Essie Davis, Charlie Hunnam, Russell Crowe, Nicholas Hoult, Claudia Karvan, Orlando Schwerdt, Thomasin McKenzie.

Ned Kelly foi um criminoso que se tornou lendário no interior da Austrália na segunda metade do século XIX. O personagem foi levado ao cinema outras vezes sendo interpretado pelo cantor Mick Jagger em 1970, pelo falecido Heath Ledger em 2003 e até pelo comediante australiano Yahoo Serious em 1988. 

Esta nova versão é um verdadeiro samba do australiano doido. As primeira parte é até interessante ao mostrar a família decadente em que vive o adolescente Ned Kelly (Orlando Schwerdt), em meio a brutalidade do deserto australiano. 

Quando o personagem chega na idade adulta (George McKay), o longa desanda para um misto de drama, violência e sexualidade como se fosse uma obra marginal dos anos setenta. 

O bandido é retratado como um sujeito inseguro, quase frágil durante parte da vida adulta, para no final se transformar em um maluco suicida. A bizarra sequência do clímax é o exemplo. 

Claramente a ideia do diretor e do roteirista foi inserir uma temática progressista que não tem ligação alguma com o que foi o verdadeiro personagem. É um filme para passar longe.

Nenhum comentário: