quarta-feira, 5 de maio de 2021

The Head: Mistério na Antártida

 


The Head: Mistério na Antártida (The Head, Espanha / Japão, 2020) – Nota 7
Direção – Jorge Dorado
Elenco – John Lynch, Katharine O’Donnelly, Alexandre Willaume, Richard Sammel, Tomohisa Yamashita, Laura Bach, Álvaro Morte, Sandra Andrels, Andreas Rothlin Svensson, Chris Reilly, Tom Lawrence.

Um estação de pesquisas na Antártida fica sem comunicação durante o inverno na região. No primeiro dia do verão, uma equipe liderada por Johan (Alexandre Willaume) chega ao local e descobre que quase todos os integrantes estão mortos. O grupo encontra somente dois sobreviventes e descobre que uma terceira pessoa desapareceu. É o início de uma investigação para saber o que realmente ocorreu. 

Escrita pelos irmãos espanhóis David e Alex Pastor, responsáveis por bons filmes como “A Casa” e “Os Últimos Dias”, esta minissérie em seis episódios bebe na fonte do clássico “O Enigma do Outro Mundo” de John Carpenter, inclusive com sequências no primeiro episódio em que os personagens assistem ao filme. 

A premissa das pessoas isoladas em meio ao inverno polar e a tensão criada pela desconfiança entre eles segue o mesmo formato, porém o desenvolvimento da trama e a motivação para a violência são completamente diferentes. 

O roteiro segue o clichê de tentar esconder a identidade do culpado ou culpados, deixando pistas pelo caminho. Algumas situações o cinéfilo acostumando ao gênero vai descobrir antes do final. 

É uma minissérie competente, com boas sequências de violência e que prende a atenção, mesmo que no final fique a impressão de que já vimos algo parecido em outros filmes.

Nenhum comentário: