quarta-feira, 3 de março de 2021

Os Lobos Nunca Choram, Viagem Clandestina & A Última Viagem da Arca de Noé

 


Os Lobos Nunca Choram (Never Cry Wolf, EUA, 1983) – Nota 7,5
Direção – Carroll Ballard
Elenco – Charles Martin Smith, Brian Dennehy, Zachary Ittimangnaq, Samson Jorah.

Tyler (Charles Martin Smith) é um pesquisador que aceita um trabalho extremamente perigoso. Ele ficará durante seis meses isolado no Ártico para estudar lobos que podem ser o motivo da quase extinção de uma espécie de renas que vive na região. Com ajuda de dois esquimós que o encontram, Tyler aos poucos descobre que os lobos são bem diferentes do que ele imaginava. 

Este simpático e sensível longa foi produzido pela Disney quando o estúdio ainda tinha foco principal em animações. A escolha do diretor Carroll Ballard para comandar o longa foi muito pelo seu trabalho em “O Corcel Negro”, outro filme que misturava aventura, amizade e natureza. 

Aqui o conflito entre homem e natureza fica em segundo plano, dando espaço para a curiosa relação que se cria entre o protagonista e os lobos, além é claro das belíssimas locações. 

A relação dos esquimós com a natureza é desmistificada em parte, assim como o roteiro também explora a ganância e a luta pela sobrevivência. 

Mesmo com poucos personagens e sequências contemplativas, o filme passa longe de ser cansativo.

Viagem Clandestina (The Journey of Natty Gann, EUA, 1985) – Nota 7
Direção – Jeremy Paul Kagan
Elenco – Meredith Salenger, John Cusack, Ray Wise, Lainie Kazan, Scatman Crothers, Barry Miller, Verna Bloom.

Chicago, anos trinta. Durante a Grande Depressão Econômica, a adolescente Natty Gann (Meredith Salenger) foi deixada com um guardião pelo pai (Ray Wise) que foi trabalhar em uma madeireira em Washington. 

Um determinado fato faz com que Natty decida fugir com o objetivo de encontrar o pai. Ao atravessar o país enfrentando vários desafios, a garota fará uma inusitada amizade com um lobo e com um jovem andarilho (John Cusack). 

Esta aventura indicada para toda a família produzida pela Disney fez grande sucesso no mercado de VHS nos anos oitenta. As boas sequências de ação, as belíssimas locações e a determinação da protagonista vivida por Meredith Salenger são os destaques. Vai citar ainda a participação de um ainda bem jovem John Cusack. 

A Última Viagem da Arca de Nóe (The Last Flight of Noah’s Ark, EUA, 1980) – Nota 6,5
Direção – Charles Jarrott
Elenco – Elliott Gould, Genevieve Bujold, Rick Schroder, Vincent Gardenia, Tammy Lauren, John P. Ryan, Dana Elcar, John Fujioka.

Noah Dugan (Elliott Gould) é um piloto de avião que deve uma grande quantia de dinheiro por causa de uma aposta. Para pagar a dívida, ele aceita o trabalho de transportar a missionária Bernadette (Genevieve Bujold) que precisa levar vários animais para um determinado local. 

A situação fica muito complicado quando Noah é obrigado a fazer uma pouso forçado em uma ilha deserta, descobrindo ainda que dois alunos da missionária (Ricky Schroder e Tammy Lauren) estão escondidos no avião. 

Esta produção da Disney brinca com a história da Arca da Noé para entregar um longa que mistura aventura e comédia de forma inofensiva. O então astro Elliott Gould interpreta o sujeito cínico comum em sua carreira, enquanto a presença do garotinho Ricky Schroder se deve ao sucesso do drama “O Campeão” que foi produzido um ano antes. 

O resultado é uma sessão da tarde típica dos anos setenta e oitenta.

Nenhum comentário: