quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Possessão

 


Possessão (Possession, França / Alemanha Ocidental, 1981) – Nota 6
Direção – Andrzej Zulawski
Elenco – Isabelle Adjani, Sam Neill, Margit Carstensen, Heinz Bennent.

Mark (Sam Neill) pede demissão de seu emprego em que parece prestar algum tipo de serviço sujo para um grupo de executivos. O objetivo de Mark é salvar seu casamento com Anna (Isabelle Adjani), porém no mesmo dia descobre que sua esposa tem um amante. 

O rompimento desencadeia uma série de crises pessoais e psicológicas nos dois personagens, chegando até um bizarro relacionamento da mulher com uma figura incomum. 

O diretor polonês Andrzej Zulawski explora uma história que lembra os primeiros filmes de David Cronenberg, por sinal produzidos na mesma época deste. São histórias que misturam loucura e ficção, onde o inexplicável é uma parte importante. 

Algumas sequências são marcantes e estranhas, como os surtos dos personagens em momentos diferentes. Ele em um quarto de hotel e ela na estação do metrô. A bizarra sequência de sexo também é outro momento absurdo. 

É um filme que desperta as mais diversas teorias sobre relacionamentos e tabus da sociedades, mas que no fundo é uma viagem em meio a personagens perturbados.


Nenhum comentário: