segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Os que Sabem Morrer & O Inferno é para os Heróis

 


Os que Sabem Morrer (Men in War, EUA, 1957) – Nota 7
Direção – Anthony Mann
Elenco – Robert Ryan, Aldo Ray, Robert Keith, Vic Morrow, Phillip Pine, Nehemiah Persoff, James Edwards, L.Q. Jones.

Durante a Guerra da Coreia, um pelotão liderado pelo tenente Benson (Robert Ryan) está perdido atrás das linhas inimigas. Na longa caminhada para alcançar o batalhão americano, Benson e seus comandados se unem ao sargento Montana (Aldo Ray), que tenta salvar a vida de um coronel (Robert Keith) que está em estado de choque. O grupo terá de enfrentar os inimigos pelo caminho. 

Mesmo tendo navegado por outros gêneros, o grande foco da carreira do diretor Anthony Mann foram os westerns. Neste trabalho, Mann utiliza um cenário muito semelhante ao de um western, em que o grupo de soldados enfrenta os combatentes coreanos que conhecem a região. 

As sequências de ação com tiroteios e algumas explosões são competentes levando em conta a época em que o filme foi produzido. 

É interessante citar também que o roteiro explora a questão psicológica. Temos o coronel catatônico, os soldados com medo e outros desesperados, mostrando o lado humano dos traumas de guerra. 

Como informação, dois atores deste filme ainda estão vivos. Nehemiah Persoff tem cento e um anos e L.Q. Jones noventa e três.

Vale a sessão para quem curte filmes antigos de guerra.

O Inferno é para os Heróis (Hell Is for Heroes, EUA, 1962) – Nota 7
Direção – Don Siegel
Elenco – Steve McQueen, Bobby Darin, Fess Parker, Harry Guardino, James Coburn, Bob Newhart, Nick Adams, L.Q. Jones.

França, 1944, Segunda Guerra Mundial. Um reduzido grupo de soldados americanos que pensava que voltaria para casa, é enviado para o front com a missão de enfrentar o avanço das tropas alemães. 

Este competente longa de guerra de baixo orçamento foi dirigido por Don Siegel antes dele ficar famoso com sua parceria com Clint Eastwood. 

A primeira hora foca em pequenos conflitos e principalmente no relacionamento entre os soldados, até explodir a violência no confronto da meia hora final. 

Além das boas sequências de ação, vale destacar o elenco, com os futuros astros Steve McQueen e James Coburn, o cantor Bobby Darin, o comediante Bob Newhart e o eterno protagonista da série “Daniel Boone” Fess Parker.

Nenhum comentário: