quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Feliz Natal

 


Feliz Natal (Joyeux Noel, França / Alemanha / Inglaterra / Bélgica / Romênia / Noruega / Japão / EUA, 2005) – Nota 7,5
Direção – Christian Carion
Elenco – Dianne Kruger, Benno Furmann, Guillaume Canet, Daniel Bruhl, Gary Lewis, Dany Boon, Lucas Belvaux, Alex Ferns.

Primeira Guerra Mundial, véspera de Natal de 1914. Tropas francesas e escocesas tentam brecar o avanço alemão na fronteira com a França. A atitude de um soldado alemão (Benno Furmann) leva a um acordo para cessar fogo no período, resultando em uma inusitada confraternização. 

O roteiro escrito pelo diretor Christian Carion é inspirado em relatos sobre uma trégua de uma noite que teria ocorrido em várias frentes de batalha durante a Primeira Guerra. Carion utilizou esta premissa para criar um filme de temática humanista, quase uma fábula sobre solidariedade. 

A confraternização filmada de modo emocionante e também doloroso, serve para mostrar aos soldados que o inimigo é muito parecido com ele e também para questionar o porquê de toda aquela matança que seguiria até 1918. 

É um filme de Natal bem diferente.

5 comentários:

Luiz Gomes disse...

Olá Hugo. Bem provavelmente a noite vai ser um verdadeiro congestionamento nas linhas telefónicas e redes sociais com todo mundo tentando desejar um feliz natal para todas as pessoas que gostamos, eu prefiro não correr esse risco de não conseguir falar, então resolvi me antecipar só para vir aqui agradecer pelo privilégio de ter vc na minha vida.
E tbm te dizer que ter vc comigo me faz um bem danado; que Deus proteja vc e todas as pessoas de sua casa feliz natal !!

Luiz Gomes disse...

Bom dia meu querido amigo Hugo. Um Feliz Natal para você e sua família. Que nosso Palmeiras seja campeão Brasileiro.

Hugo disse...

Luiz - Obrigado e um abraço.

brauns disse...

Gosto muito de filmes de guerra e me deu vontade de ver algo um pouco diferente dentro do gênero. Esse parece uma ótima opção.

A ideia me fez lembrar um pouco de Noites Calmas, ótimo filme dirigido por Peter Berg.

Hugo disse...

Brauns - Perfeito, este filme tem semelhança com "Noites Calmas', porém naquele filme Peter Berg foi apenas ator ao lado de nomes como Ethan Hawke e Kevin Dillon. A direção foi de Keith Gordon.

Abraço