quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Calibre & Os Fora da Lei

 

Calibre (Calibre, Inglaterra, 2018) – Nota 7,5
Direção – Matthew Palmer 
Elenco – Jack Lowden, Martin McCann, Tony Curran, Ian Pirie, Kate Bracken, Theresa Bradley. 

Mesmo prestes a ser pai, Vaughn (Jack Lowden) aceita o convite do amigo Marcus (Martin McCann) para caçar durante um final de semana em uma região isolada em torno de uma pequena vila. Um acidente durante a caçada dá início a uma série de mentiras que coloca em risco a vida dos amigos. 

O roteiro escrito pelo diretor Matthew Palmer explora o tema habitual dos forasteiros que são vistos com desconfiança pelos moradores locais, que geralmente são pessoas frustradas e raivosas com a falta de perspectiva de uma vida melhor. 

Esta premissa previsível é desenvolvida de uma forma competente, criando uma crescente tensão. As sequências de suspense e violência na floresta são destaque, assim como o terrível clímax na fazenda. O filme chega a ser angustiante em algumas sequências.

Os Fora da Lei (Outlaw, Inglaterra, 2007) – Nota 5 
Direção – Nick Love 
Elenco – Sean Bean, Danny Dyer, Lennie James, Sean Harris, Rupert Friend, Bob Hoskins. 

O veterano militar Danny Bryant (Sean Bean) volta para casa após lutar no Afeganistão. Abandonado pela esposa e revoltado com a forma como o governo ignora a violência que as pessoas comuns enfrentam no dia a dia, Danny aceita a proposta de um estranho agente de segurança (Sean Harris) em criar um grupo de vigilantes formado por pessoas comuns que foram de vítimas de violência. Um burocrata (Danny Dyer), um advogado (Lennie James) e um jovem que fora espancado (Rupert Friend) se unem em busca de vingança. 

A premissa da vingança pelas próprias mãos já foi explorada diversas pelo cinema, sendo um tema com potencial interessante. Este longa apresenta um início razoável enquanto vemos o sofrimento individual dos personagens. Quando o grupo começa a agir, o filme por água abaixo. As sequências de violência são mal filmadas, com cortes horrorosos e até erros de continuidade em situações que se atropelam sem muito sentido. É um filme para passar longe. 


Nenhum comentário: