quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

1864

 


1864 (1864, Dinamarca / Noruega / Suécia / Alemanha, 2014) – Nota 10
Direção – Ole Bornedal
Elenco – Pilou Asbaek, Jens Saetter Larssen, Jakob Oftebro, Marie Tourell Soderberg, Soren Malling, Sarah Sofie Boussnina, Bent Mejding, Johannes Lassen, Nicolas Bro, Soren Pilmark, Eva Josefikova, Sidse Babett Knudsen, Esben Dalgaard Andersen, Rainer Bock, James Fox, Barnaby Metschurat.

Dinamarca, dias atuais. A jovem rebelde Claudia (Sarah Sofie Boussnina) consegue um emprego para cuidar durante o dia do idoso Severin (Bent Mejding), que mora em uma enorme casa antiga numa região rural. O desprezo da jovem pelo idoso começa a mudar quando ela descobre um velho diário escrito pela avó do solitário Severin. Ao ler a história, Claudia passa a entender o sofrimento do novo amigo. 

Em paralelo, a trama volta para 1864, quando no mesmo local viviam os irmãos camponeses Peter (Jens Saetter Larssen) e Laust (Jakob Oftebro), que eram apaixonados pela jovem Inge (Marie Tourell Soderberg). O diário descreve como tudo mudou quando explodiu a guerra entre Dinamarca e Alemanha. 

Esta sensacional minissérie em oito episódios utiliza a história real da Guerra dos Ducados para criar uma trama de ficção que lembra os grandes clássicos de guerra do cinema. É uma verdadeira saga de vários personagens durante esta guerra, enfrentando todo tipo de obstáculo e violência. 

Além do personagens citados, o roteiro dá espaço para o desenvolvimento de vários outros que são extremamente importantes na história. O canalha e covarde filho do barão vivido por Pilou Asbaek, o sinistro pastor e político interpretado por Nicolas Bro que incita o rei da Dinamarca a declarar guerra, o veterano soldado que parece uma espécie de anjo da guarda dos colegas criado por Soren Malling e o destemido capitão Dinesen de Johannes Lassen, este último um personagem real que seria o pai da famosa escritora Karen Blixen, autora da obra que deu origem ao longa ganhador do Oscar “Entre Dois Amores”. 

As várias sequências dramáticas e de batalhas são sensacionais, com destaque para os dois últimos episódios que beiram a perfeição. É uma minissérie que merece ser descoberta.  


Nenhum comentário: