domingo, 29 de novembro de 2020

Sombras da Lei & O Desafio da Lei

 


Sombras da Lei (Night Falls on Manhattan, EUA, 1996) – Nota 6,5
Direção – Sidney Lumet
Elenco – Andy Garcia, Richard Dreyfuss, Ian Holm, James Gandolfini, Lena Olin, Shiek Mahmud Bey, Colm Feore, Ron Liebman, Dominic Chianese, Paul Guilfoyle, Jude Cicolella, Bobby Cannavale.

Sean Casey (Andy Garcia) é um assistente de promotoria que por uma questão política recebe a chance comandar um grande caso. Sua missão é condenar um traficante que assassinou três policiais e deixou outro ferido, sendo este o próprio pai de Sean (Ian Holm). A surpresa surge quando o advogado de defesa (Richard Dreyfuss) tenta provar que o traficante estava marcado para morrer por ser sócio de policiais corruptos. 

A premissa do roteiro que foi adaptado de um livro pelo diretor Sidney Lumet é bastante interessante ao explorar o limite da ética que cada advogado deve colocar em seu próprio trabalho, além é claro da corrupção policial e daqueles que mesmo não participando, são obrigados a fechar os olhos para continuar trabalhando. 

O problema do longa acaba sendo o desenvolvimento da trama, com situações que acontecem rápido demais, como o crescimento do protagonista na carreira. A falta de emoção e de um clímax mais forte também atrapalham, com exceção da competente sequência inicial dos assassinatos. 

Não é um filme ruim, mas fica abaixo do potencial da premissa e do talento do falecido diretor Sidney Lumet. 

O Desafio da Lei (Swing Vote, EUA, 1999) – Nota 6,5
Direção – David Anspaugh
Elenco – Andy Garcia, Harry Belafonte, Robert Prosky, Margareth Colin, Ray Walston, Milo O’Shea, James Whitmore, Kate Nelligan, Albert Hall, Bob Balaban, John Aylward, Lisa Gay Hamilton, Michael O’Keefe, Tracey Ellis.

Joseph Kirkland (Andy Garcia) é empossado como juiz da suprema corte americana, sendo o mais novo do grupo também na idade. Quando o caso de uma mulher que foi considerada culpada por assassinato no Alabama por ter abortado o filho chega na corte para julgamento, Joseph terá seu maior desafio na carreira. Os outros oito juízes se dividem nos votos, deixando para ele decidir se a mulher é culpada ou inocente. Pressionado por todos os lados, Joseph terá que enfrentar as consequências de sua decisão. 

Este telefilme explora a questão da discussão sobre o aborto que continua atual e que continuará dividindo as pessoas por muito tempo. A proposta do roteiro foi mostrar os dois lados da questão, os argumentos e também as intransigências que travam qualquer solução pacífica. 

O filme não vai muito além disso. Além do tema polêmico, o destaque vai para o elenco recheado de veteranos.


Nenhum comentário: