sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Juror 8

 


Juror 8 (Bae-Sim-Won, Coreia do Sul, 2019) – Nota 7
Direção – Seung Wan Hong
Elenco – So Ri Moon, Hyung Shik Park, Han Chul Jo, Jo Soo Hyang.

Em 2008, o governo sul-coreano alterou o sistema de justiça introduzindo o júri popular nos julgamentos criminais. O primeiro julgamento neste formato tinha como réu um sujeito acusado de assassinar a mãe. 

Enquanto a juíza (So Ri Moon) precisa lidar com questões políticas além do caso, os membros do júri não sabem exatamente como agir. Tudo fica ainda mais complicado quando o jovem jurado número oito (Hyung Shik Park) fica em dúvida sobre a culpa do réu, dando início a uma sucessão de questionamentos. 

Baseado em uma história real, este longa lembra o clássico “12 Homens e uma Sentença”, porém ao invés do protagonista ser um sujeito sério e contestador, temos aqui um jovem confuso e inseguro que termina por subverter o pensamento dos demais membros do júri de uma forma até patética em alguns momentos. 

Apesar do drama ser o ponto principal, com algumas sequências mais emotivas, o diretor escolheu o caminho de inserir situações engraçadas em meio ao tumultuado julgamento. 

Está longe de ser um grande filme, mas vale como curiosidade para entender como o julgamento abordado foi uma experiência que nem mesmo os profissionais da justiça daquele país sabiam se daria certo.

3 comentários:

Larissa disse...

Oii, tudo bem?
Gosto muito de filmes e livros que levantam questionamentos. Eles costumam ser muito bons. PEna que esse está longe de ser bom, mas acho que vale a tentativa de assistir, né?

Abraço ♥
Larissa - Parágrafo Cult

Liliane de Paula disse...

Muito bom ter oportunidade de se conhecer o cinema Sul Coreano, Hugo.
Vi "12 homens e 1 sentença". Filme antigo, não é?
Bjs,

Hugo disse...

Larissa - Vale a pena ver. É um estilo de narrativa diferente da ocidental.

Liliane - Sim, tem duas versões, a original é de 1957.

Bjs