quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Capote & Confidencial

 

Capote (Capote, EUA / Canadá, 2005) – Nota 7,5
Direção – Bennett Miller
Elenco – Philip Seymour Hoffman, Catherine Keener, Clifton Collins Jr, Chris Cooper, Bruce Greenwood, Bob Balaban, Amy Ryan, Mark Pellegrino, Marshall Bell, Allie Mickelson.

Nova York, 1959. Ao ler uma notícia no jornal sobre o brutal assassinato de uma família em uma fazenda no Kansas, o escritor Trruman Capote (Philip Seymour Hoffman) vê a chance de escrever uma história verdadeira tão emocionante como uma ficção. Junto com a amiga e também escritora Nelle Harper Lee (Catherine Keener), Capote viaja para o Kansas em busca de informações. 

Homossexual assumido, Capote a princípio é visto com desconfiança pelas pessoas da cidade, até conseguir fazer amizade com o chefe de polícia Alvin Dewey (Chris Cooper) e assim ter acesso a entrevistar os assassinos (Clifton Colins Jr. e Mark Pellegrino). É uma início de uma complexa relação com os criminosos e também do livro que marcou sua carreira. 

Baseado na história real sobre a concepção do livro “À Sangue Frio”, este longa detalha como o processou afetou a vida de Capote. A história faz pensar sobre o que leva pessoas a cometerem crimes bárbaros por motivos fúteis, mas não isenta os assassinos. 

Além da história em si, o destaque fica para a atuação do falecido Philip Seymour Hoffman, que levou merecidamente o Oscar de Melhor Ator.

Confidencial (Infamous, EUA, 2006) – Nota 7,5
Direção – Douglas McGrath
Elenco – Toby Jones, Sandra Bullock, Daniel Craig, Jeff Daniels, Lee Pace, Sigourney Weaver, Isabella Rossellini, Juliet Stevenson, Peter Bogdanovich, Gwyneth Paltrow, Hope Davis, John Benjamin Hickey.

Escrito e dirigido por Douglas McGrath, este longa detalha a mesma história de “Capote” com uma qualidade semelhante, porém por te sido produzido um ano depois, fica a impressão de ser mais do mesmo, apesar da abordagem ser um pouco diferente. 

O Capote vivido por Toby Jones é mostrado como um sujeito mais espalhafatoso do que o de Philip Seymour Hoffman, porém ao mesmo tempo mais sensível ao criar uma ligação extremamente forte com um dos assassinos que é vivido por Daniel Craig. O outro criminoso é interpretado por Lee Pace. 

A narrativa é intercalada por depoimentos de personagens sobre como a história afetou o escritor, que após o lançamento do livro jamais criou algo novo que chegasse perto na qualidade. 

Entre estes personagens estão a escritora Nelle Harper Lee (Sandra Bullock), seu amante Jack Dunphy (John Benjamin Hickey) e suas amigas da alta sociedade de Nova York (Sigourney Weaver, Isabella Rossellini e Hope Davis). 

A ótima atuação de Toby Jones chega muito próxima ao nível da de Philip Seymour Hoffman, 


2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Vi o filme com Catherine Keener e gostei muito.
Li o livro depois e foi difícil não ver a afetação do personagem do filme, no livro.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - Capote era no mínimo excêntrico.

Bjs