segunda-feira, 29 de junho de 2020

Voltando a Viver

Voltando a Viver (Antwone Fisher, EUA, 2002) – Nota 7,5
Direção – Denzel Washington
Elenco – Denzel Washington, Derek Luke, Joy Bryant, Salli Richardson Whitfield, Malcolm David Kelley, Kevin Connolly, Viola Davis.

Antwone Fisher (Derek Luke) é um jovem marinheiro que tem dificuldades em lidar com sua raiva. Após mais uma briga, ele é obrigado a passar em consulta com o psiquiatria da marinha Jerome Davenport (Denzel Washington). 

A relutância em falar com o médico aos poucos é quebrada pela paciência de Jerome. Quando Antwone começa a contar sua vida, a narrativa intercala as sessões com flashbacks detalhando sua difícil infância. 

Inspirado numa história real, este longa tem o roteiro escrito pelo verdadeiro Antwone Fisher e marcou a estreia na direção do astro Denzel Washington. O grande acerto de Denzel é criar uma narrativa sóbria para uma triste história de vida, mostrando também como algumas pessoas podem ser cruéis. 

Uma pequena licença poética liga a sequência inicial do sonho do protagonista com outra perto do final que pode ser considerada o clímax. São sequências simbólicas em relação ao desejo de uma vida melhor. 

O resultado é um filme triste e humano, que vale a pena ser conhecido.

Nenhum comentário: