sexta-feira, 5 de junho de 2020

Os Aeronautas & Amundsen


Os Aeronautas (The Aeronauts, Inglaterra / EUA, 2019) – Nota 6,5
Direção – Tom Harper
Elenco – Felicity Jones, Eddie Redmayne, Himesh Patel, Vincent Perez, Phoebe Fox, Tom Courtenay, Robert Glenister, Tim McInnerny, Lewin Lloyd.

Londres, 1862. O cientista James Glaisher (Eddie Redmayne) é ridicularizado por defender que é possível fazer previsões meteorológicas. Ele luta para conseguir dinheiro para financiar uma viagem de balão. Ele alcança p sonho quando convence a viúva Amelia Wren (Felicity Jones) a participar da viagem. Amelia perdeu o marido (Vincent Perez) durante uma aventura em um balão.

O roteiro escrito pelo diretor Tom Harper é inspirado na história real de James Glaisher, o pioneiro dos estudos de meteorologia. O filme tem uma narrativa agradável intercalando a aventura no balão com flashbacks detalhando como Glaisher sofreu para conseguir realizar seu objetivo.

O problema é que por ser baseado em história real, Harper criou a fictícia personagem de Amelia Wren, que é uma homenagem a aviadora Amelia Earhart, deixando de lado o verdadeiro parceiro de Glaisher chamado Henry Coxwell. Além disso, Glaisher é mostrado como um nerd atrapalhado, bem diferente do que deve ter sido o verdadeiro cientista.

Todas estas mudanças transformaram o filme em uma ficção ao estilo sessão da tarde, com direito a boas cenas de aventura no balão, sendo algumas até exageradas e personagens rasos.

Amundsen (Amundsen, Noruega / Suécia / República Tcheca, 2019) – Nota 6,5
Direção – Espen Sandberg
Elenco – Pal Sverre Hagen, Christian Rubeck, Katherine Waterston, Trond Espen Seim, Glenn Andre Kaada, Ida Ursin Holm, Fridtjov Saheim.

Desde criança, os noruegueses Roald Amundsen (Pal Sverre Hagen) e seu irmão Leon (Christian Rubeck) desejavam se tornar exploradores. Após algumas aventuras, Leon preferiu se tornar uma espécie de agente do irmão, buscando fundos para financiar as viagens de Roald. O grande sonho de Roald era chegar a um dos Pólos antes de outros exploradores, principalmente na frente do inglês Robert Falcon Scott. 

Este longa detalha a vida e as aventuras do herói norueguês Roald Amundsen. O roteiro intercala as perigosas expedições com os intervalos em que precisava lidar com questões financeiras e um complicado relacionamento amoroso. Sua vida é narrada por seu irmão durante um período em que este esperava notícias relacionadas a última aventura de Roald. 

O filme peca pelo ritmo irregular e pela frieza da narrativa, até mesmo nas sequências das expedições. É um filme que fica abaixo do esperado e vale a sessão apenas para quem gostaria de saber um pouco mais sobre a vida do explorador.

Nenhum comentário: