segunda-feira, 8 de junho de 2020

O Preço do Talento

O Preço do Talento (Honey Boy, EUA, 2019) – Nota 6
Direção – Alma Har’el
Elenco – Shia LaBeouf, Lucas Hedges, Noah Jupe, Laura San Giacomo, Clifton Collins Jr, Byron Bowers, FKA Twigs, Natasha Lyonne, Maika Monroe, Martin Starr.

Los Angeles, 1995. O garoto Otis (Noah Jupe) é um ator mirim com a carreira em ascensão. Por outro lado, ele vive com o pai James (Shia LaBeouf) em um motel vagabundo. James é um palhaço frustrado com a vida e a carreira que desconta seus problemas no filho. 

Uma narrativa em paralelo pula para 2005, quando apesar do sucesso na carreira adulta, Otis (Lucas Hedges) não conseguiu superar os traumas da infância. Abusando da bebida e das drogas, ele termina obrigado a enfrentar um período em uma clínica de reabilitação. 

O ator Shia LaBeouf escreveu este roteiro autobiográfico e decidiu interpretar o papel do seu próprio pai. A difícil relação entre eles gerou consequências duras para vida de Shia, que por seu lado deixa claro que este filme é uma espécie de complemento de terapia, em que ele ao mesmo tempo em que expurga seus demônios detalhando sua vida ao público, também tenta demonstrar o pouco de carinho que ainda sente pelo pai. 

O filme é cru, doloroso em alguns momentos e cansativo em outros. Como cinema para o público em geral é apenas razoável, mas para Shia LaBeouf com certeza o valor da obra é muito maior.

Nenhum comentário: