segunda-feira, 22 de junho de 2020

Monstros & Juízo Final


Monstros (Monsters, Inglaterra / México / Guatemala, 2010) – Nota 6
Direção – Gareth Edwards
Elenco – Scoot McNairy, Whitney Able.

Seis após um evento espacial trazer para a Terra estranhas criaturas que caíram no México, uma região batizada de “zona infectada” foi criada na fronteira daquele país com os Estados Unidos.

Neste contexto, o jornalista Andrew (Scoot McNairy) está no México em busca de imagens chocantes quando recebe um nova missão de seu editor. Trazer em segurança para os Estados Unidos a filha de um dos donos do jornal que está passeando pelo país.

Ao encontrar a jovem Sam (Whiteny Able), Andrew inicia uma complicada jornada de volta para casa, tendo de enfrentar a corrupção, os obstáculos da natureza e as criaturas. 

Esta produção de baixo orçamento marcou a estreia no cinema do diretor inglês Gareth Edwards, que em seguida faria o fraco “Godzilla” e o interessante “Rogue One”.

Aqui o diretor apresenta algumas boas ideias, como utilizar o elenco de apoio praticamente todo com atores amadores ou moradores dos locais da filmagens, região esta que é muito bem explorada durante a viagem dos protagonistas, dando um ar de realidade crua. 

Infelizmente isso se perde um pouco em meio a narrativa arrastada que gasta mais tempo com os dramas da relação entre os protagonistas do que com o suspense que parece ficar em segundo plano. 

Vale citar que Scoot McNairy e Whitney Able casaram na vida real pouco tempo depois das filmagens, tendo se separado ano passado. 

Juízo Final (Doomsday, Inglaterra / EUA / África do Sul / Alemanha, 2008) – Nota 7
Direção – Neil Marshall
Elenco – Rhona Mitra, Bob Hoskins, Adrian Lester, Malcolm McDowell, Alexander Siddig, David O’Hara, Sean Pertwee, Darren Morfitt, Craig Conway, MyAnna Buring, Martin Compston.

Glasgow, Escócia, 2008. Um vírus desconhecido causa a morte de grande parte da população. Para tentar salvar o restante do Reino Unido, o governo cria um enorme muro de metal isolando a região.

Em 2035, novos casos do vírus aparecem em Londres. O governo monta um grupo de soldados de elite liderados pela tenente Eden Sinclair (Rhona Mitra) para entrar na região isolada em busca do cientista Kane (Malcolm McDowell), que ficou preso entre os infectados enquanto procurava a cura. Eles acreditam que Kane encontrou a cura e que possa salvar o restante do país. 

O diretor inglês Neil Marshall é o responsável por um dos filmes mais claustrofóbicos da história do cinema, o terror “Abismo do Medo”. Este “Juízo Final” pode ser considerado uma mistura de “Fuga de Nova York” com “Mad Max” e “Extermínío”, ou seja, ele utilizou diversas referências para entregar um filme de ficção agitado, recheado de cenas de ação e violência. Mesmo com exageros e alguns furos no roteiro, o longa funciona para quem gosta do gênero. 

2 comentários:

Luiz Gomes disse...

Obrigado pela sugestão de mais um filme bem legal.

Hugo disse...

Luiz - Valeu pela visita.

Abraço