terça-feira, 9 de junho de 2020

Lantana & Jindabyne


Lantana (Lantana, Austrália / Alemanha, 2001) – Nota 7,5
Direção – Ray Lawrence
Elenco – Anthony LaPaglia, Geoffrey Rush, Barbara Hershey, Rachael Blake, Kerry Armstrong, Vince Colosimo, Daniela Farinacci, Leah Purcell, Peter Phelps.

Em Lantana, um subúrbio de Sydney na Austrália, a vida de várias pessoas se cruzam. O personagem principal é o policial Leon (Anthony LaPaglia), que passa por uma crise no casamento com Sonja (Kerry Armstrong) e tem um affair com a separada Jane (Rachael Blake).

Sua esposa faz sessões com a psicanalista Valerie (Barbara Hershey), que perdeu a filha assassinada e que tem seu casamento com John (Geoffrey Rush) abalado. Temos ainda um casal (Vince Colosimo e Daniela Farinacci) que é vizinho de Jane e que tem três filhos pequenos.

O ponto principal do roteiro é mostrar as dificuldades de um relacionamento. Perdas, frustrações, traições e silêncio estão entre os temas explorados nesta ciranda de emoções. Uma determinada situação crítica se torna o ponto de conversão para segredos virem à tona.

Apesar de ser uma obra praticamente desconhecida, este longa é um drama de muita boa qualidade, principalmente pela forma sóbria como coloca na tela assuntos complicados.

Jindabyne (Jindabyne, Austrália, 2006) – Nota 7
Direção – Ray Lawrence
Elenco – Gabriel Byrne, Laura Linney, Deborra Lee Furness, John Howard, Chris Haywood, Eva Lazzaro, Sean Rees Wemyss.

Jindabyne, interior da Austrália. Na sequência inicial, um motorista de caminhão (Chris Haywood) sequestra uma jovem de origem aborígene. Pouco tempo depois, quatro amigos vão pescar em um local isolado e encontram o corpo da garota. Uma decisão equivocada acarretará consequências em suas vidas e nas de suas famílias. 

Mesmo sem ter a complexidade do seu filme anterior “Lantana”, o diretor Ray Lawrence consegue desenvolver com qualidade uma história dolorosa sobre pessoas comuns. 

A busca pelo assassino que normalmente seria o principal neste tipo de premissa, aqui é deixada de lado pelo roteiro para focar nos conflitos que surgem entre as pessoas que encontraram o corpo, suas famílias e os parentes da vítima. O roteiro também explora a cultura aborígene em relação a morte. 

O destaque do elenco fica para Laura Linney como a instável esposa do personagem de Gabriel Byrne, que é um dos sujeitos que encontraram o corpo. 

É um drama diferente no estilo da narrativa, nas locações e na questão cultural. 

Nenhum comentário: