domingo, 21 de junho de 2020

Amargo Reencontro

Amargo Reencontro (Big Wednesday, EUA, 1978) – Nota 7
Direção – John Milius
Elenco – Jan Michael Vincent, William Katt, Gary Busey, Patti D’Arbanville, Lee Purcell, Sam Melville, Gerry Lopez, Steve Kanaly, Reb Brown, Robert Englund.

Califórnia, 1962.  Matt (Jan Michael Vincent), Jack (William Katt) e Leroy (Gary Busey) são jovens surfistas considerados lendas na região. 

Aproveitando a vida entre praia, garotas, festas e brigas, tudo começa a mudar quando surgem as responsabilidades da vida adulta e explode a Guerra do Vietnã. 

O diretor e roteirista John Milius fez uma carreira praticamente toda voltada paras filmes de aventura, ação e violência. Este “Amargo Reencontro” é uma surpreendente história de amizade desenvolvida de uma forma sensível, intercalada com ótimas cenas de surf, tudo muito diferente dos demais trabalhos do diretor. 

A primeira parte foca nas festas, aventuras e irresponsabilidades dos jovens, para em um segundo momento mostrar as mudanças culturais da época e principalmente o amadurecimento destes personagens. 

Os dramas de cada personagem são bem desenvolvidos, com destaque para a narração em off que detalha a passagem do tempo e as ótimas sequências de surf, com certeza um grande presente para quem gosta do esporte. 

Vale citar que o trio principal era formado por atores promissores que infelizmente tiveram carreiras no máximo razoáveis. Jan Michael Vincent era conhecido pelo papel em “Assassino a Preço Fixo” ao lado de Charles Bronson e ainda seria o protagonista da série “Águia de Fogo” no anos oitenta, porém problemas com a bebida e um terrível acidente de automóvel praticamente destruíram sua carreira. Ele faleceu esquecido pelo público em 2019. 

William Katt conseguiu algum sucesso na primeira metade dos anos oitenta ao protagonizar a série “Super-Herói Americano” e o longa “A Casa do Espanto”, porém ficou nisso. Ele ainda está na ativa, mas relegado a pequenos papéis em seriados e filmes B. 

Gary Busey é o que ficou mais conhecido, sempre interpretando coadjuvantes e geralmente vilões em filmes como “Máquina Mortífera”, o original “Caçadores de Emoção” e “A Força em Alerta. É outro que ainda trabalha em filmes B.

Nenhum comentário: