sexta-feira, 15 de maio de 2020

Vingança Redentora & Marcas da Vida


Vingança Redentora (Dead Man's Shoes, Inglaterra, 2004) – Nota 7
Direção – Shane Meadows
Elenco – Paddy Considine, Gary Stretch, Toby Kebbell, Stuart Wolfenden, Neil Bell, Jo Hartley, Paul Hurtsfield.

O ex-militar Richard (Paddy Considine) volta para sua cidade natal no interior da Inglaterra com o irmão Anthony (Toby Kebbell), que tem a mentalidade de uma criança. Não demora para o espectador entender que Richard pretende se vingar de uma grupo de traficantes liderados por Sonny (Gary Stretch) que abusou de Anthony.

Este filme dirigido por Shane Meadows, da ótima série “This is England”, segue o estilo cru e seco do diretor que lembram as produções americanas dos anos setenta. Ele divide a história em duas narrativas. A principal detalha a violenta vingança planejada pelo protagonista e a segunda mostra o abuso sofrido pelo jovem em flashbacks, levando até uma surpresa antes da forte sequência final.

Destaque para a atuação de Paddy Considine, que também escreveu o roteiro em parceria com Meadows.

Marcas da Vida (Red Road, Inglaterra / Dinamarca, 2006) – Nota 6,5
Direção – Andrea Arnold
Elenco – Kate Dickie, Tony Curran, Martin Compston, Natalie Press, Paul Higgins.

Glasgow, Escócia. Jackie (Kate Dickie) trabalha monitorando câmeras de segurança pela cidade. Qualquer situação estranha ou fora da lei, ela aciona a polícia. Num certo dia, ao ver pelas câmeras um homem (Tony Curran) andando por uma região chamada Red Road, Jackie fica transtornada. Ela passa a seguir o sujeito, que está ligado a algo trágico em seu passado. 

O roteiro escrito pela diretora Andrea Arnold segue o estilo de filmes em que uma personagem busca vingança, porém o desenvolvimento da narrativa é frio e bastante irregular. Várias sequências em que a protagonista monitora e depois segue o homem são mais cansativas do que instigantes. 

O filme cresce quando ela se aproxima do alvo, resultando em uma sequência forte e ousada. Depois que todas as respostas vem à tona, fica a impressão de que uns vinte minutos a menos deixaria o filme na duração ideal.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Se não fosse a lista imensa de filmes que tenho, certamente me interessaria de assistir os 2.
Não conheço os atores.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - São muitas opções.

Bjs