segunda-feira, 18 de maio de 2020

Vermelho Sol

Vermelho Sol (Rojo, Argentina, 2018) – Nota 5,5
Direção – Benjamin Naishtat
Elenco – Dario Grandinetti, Andrea Frigerio, Alfredo Castro, Diego Cremonesi, Laura Grandinetti, Claudio Martinez Bell, Mara Bestelli, Rafael Federman.

Argentina, 1976. Em uma província no interior do país, o advogado Claudio (Dario Grandinetti) se envolve numa discussão tola em um restaurante, que como consequência termina em tragédia. 

Três meses depois, tentando seguir a vida, Claudio aceita participar de uma negociata com um amigo, ao mesmo tempo em que um famoso investigador (Alfredo Castro) chega na cidade para buscar pistas sobre o desaparecimento de um sujeito. 

O roteiro escrito pelo diretor Benjamin Naishtat segue o estilo semelhante ao de muitos cineastas brasileiros que criam uma premissa interessante e a desperdiçam ao tentar fazer um paralelo com a ditadura militar. Ele tenta mostrar de forma simplista que os atos violentos de pessoas comuns são iguais as ações perpetradas pelos agentes do Estado. 

O roteiro falha também nas pequenas tramas que não chegam a lugar algum, como a questão do complicado namorado da filha do protagonista. A sequência no deserto perto do final é outra escolha pretensiosa e vazia. 

O resultado é um longa argentino que deixa bastante a desejar.

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Puxa que coisa esse negócio de desperdiçar boas premissas
Uma pena :/

Bjs Luli

Hugo disse...

Luli - O cinema argentino tem filmes muito melhores que esse.

Bjs