sábado, 23 de maio de 2020

Sieranevada

Sieranevada (Sieranevada, Romênia / França / Bósnia / Croácia / Macedônia, 2016) – Nota 7,5
Direção – Cristi Puiu
Elenco – Mimi Branescu, Ana Branescu, Marin Grigore, Bogdan Dumitrache, Tatiana Iekel, Mara Elena Andrei, Ilona Brezoianu.

Uma família romena católica se reúne em um apartamento para uma cerimônia em homenagem ao patriarca recentemente falecido. O que seria um almoço, se transforma em um interminável dia à partir do momento em que o padre que faria uma oração se atrasa. 

Enquanto esperam, familiares discutem sobre assuntos aleatórios como os atentados de 11 de Setembro e o comunismo na antiga Romênia. Com o passar do tempo as discussões ficam mais fortes quando vem à tona problemas nos relacionamentos, frustrações e pequenas desavenças. 

O diretor e roteirista romeno Cristi Puiu é conhecido por filmes de longa duração que exploram os problemas e as peculiaridades da sociedade romena. Seu filme mais famoso é “A Morte do Sr. Lazarescu”. 

Este “Sieranevada” tem duas horas e quarenta e cinco minutos de duração passados quase todo dentro do apartamento. São várias sequências longas em que Puiu segue os personagens com a câmera pela casa, entrando e saindo de cômodos, discutindo e esperando para almoçar. 

São apenas três sequências na rua em que um dos casais que está na festa discute a princípio sobre coisas triviais de casamento, até uma explosão de sentimentos. 

Não é um filme fácil, a longa duração e o excesso de diálogos com certeza desagradará quem busca um cinema ágil. A proposta aqui é mostrar como uma reunião de família é complicada em qualquer parte do mundo.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Não me lembro se vi.
Acho que vi.

Assisti "O operário" com Christian Bale.
Muito bom.
Muito confuso.
Vou ver se vc tem na lista.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - O Operário é um filme pesado.

Bjs