terça-feira, 12 de maio de 2020

Pátria Educadora


Pátria Educadora (Brasil, 2020) – Nota 9
Direção – Brasil Paralelo
Documentário

Produzido pela equipe do site Brasil Paralelo, este documentário dividido em três episódios detalha a história da Educação no Brasil e o porquê dos péssimos resultados dos estudantes em testes internacionais, além é claro da própria consequência do despreparo destes jovens ao chegaram na vida adulta. 

O primeiro episódio, que é o mais curto, foca na história da Educação no mundo e como ela foi dominada pela Igreja Católica e posteriormente pelas monarquias e governos. A segunda parte aborda a evolução da Educação dentro do nosso país à partir da criação do MEC (Ministério da Educação) em 1930 por Getúlio Vargas. 

O foco principal deste segundo episódio acaba sendo a influência de Paulo Freire e de intelectuais da esquerda que dominaram as Universidades através do discurso baseado na chamada “Pedagogia do Oprimido”, livro escrito por Freire que defendia um ensino em que os estudantes eram agentes de transformação e que deveriam cobrar da classe média e das elites uma dívida fantasiosa, ou seja, a transformação seria utilizar os jovens com soldados revolucionários. 

A consequência de anos com este tipo de doutrinação dentro de sala de aula é o ponto principal do episódio final, que destrincha uma rede de órgãos públicos que dominam o fluxo de dinheiro para a Educação, distribuindo verbas para pesquisa, cursos de pós-graduação e compra de livros apenas para aqueles que seguem a doutrina socialista/comunista. 

O resultado disso tudo é que uma grande parte da sociedade que apesar de saber ler e escrever, não tem capacidade para entender um texto básico ou fazer uma simples conta de matemática, mas por outro lado acredita ter a solução para todo tipo de problema somente através da crítica.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei

Liliane de Paula disse...

São analfabetos mesmo.
Minha serviçal Clarice, mal assina o nome (ilegível) mas é considerada alfabetizada na avaliação desses imbecis.
E um monte de gente que se encontrar todos os dias.
Nem sabia que o filme falava nisso.
Pensei que fosse um elogio ao nojento Paulo Freire.

Tenho assistido bons filmes.
Não assisto mais embora tenha tempo disponível, porque "se mexer" é preciso, para não engordar.
Do Cálculo renal(que continua aqui) estou sem dores.
Bjs,

Hugo disse...

Anônimo - Esclarecedor.

Liliane - Nosso sistema educacional é uma tragédia.

Abraço