sexta-feira, 29 de maio de 2020

Partida Fria

Partida Fria (The Coldest Game, Polônia / EUA, 2019) – Nota 6,5
Direção – Lukasz Kosmicki
Elenco – Bill Pullman, Lotte Verbeek, James Bloor, Robert Wieckiewicz, Aleksey Serebryakov, Corey Johnson, Nicholas Farrell, Evgeniy Sidikhin, Cezary Kosinski.

Em meio a chamada “Crise dos Mísseis de Cuba” em 1962, uma partida de xadrez entre os campeões americano e russo está marcada para Varsóvia, na Polônia. 

A morte inesperada do campeão americano leva o governo a “raptar” o antigo jogador Joshua Mansky (Bill Pullman), hoje um professor entregue a bebida. Ele aceita o desafio, sem imaginar que estará se envolvendo em uma complexa trama de espionagem, que vai muito além disputa de xadrez. 

O roteiro escrito pelo diretor polonês Lukasz Kosmicki utiliza a a história real da Crise dos Mísseis para criar uma trama de espionagem com toques de cinismo, ironia e violência. O filme tem traições, agentes duplos e poucas cenas de suspense. As sequências dos jogos de xadrez acabam ficando em segundo plano. 

Bill Pullman interpreta um personagem atormentado que lembra seu papel na série “The Sinner”, enquanto o destaque fica para o polonês Robert Wieckiewicz como o gerente do hotel que também adora beber e que leva o protagonista para um passeio noturno por Varsóvia. 

Como curiosidade, realmente ocorreu uma partida de xadrez entre o campeão americano Bobby Fischer e o russo Boris Spassky, porém na Islândia em 1972, tema que inclusive rendeu o filme “O Dono do Jogo” em 2014. 

O resultado aqui é um filme mediano, correto e esquecível.

Nenhum comentário: