terça-feira, 26 de maio de 2020

O Caminho de Volta & Arremesso de Ouro


O Caminho de Volta (The Way Back, EUA, 2020) – Nota 7
Direção – Gavin O’Connor
Elenco – Ben Affleck, Al Madrigal, Janina Gavankar, Michaela Watkins, Brandon Wilson, John Aylward, Matthew Glave, Glynn Turman, T.K. Carter, Jeremy Ratchford, Dan Lauria.

Jack (Ben Affleck) foi um astro do basquete colegial que na vida adulta enfrenta a separação no casamento após a morte do filho. Descontando a frustração na bebida, Jack se surpreende ao receber o convite do colégio católico em que estudou para treinar a equipe de basquete. Ao lado de um auxiliar (Al Madrigal), ele tenta transformar o catado de garotos do colégio em um verdadeiro time, mas também precisa vencer seus próprios demônios.

Ao mesmo tempo em que este longa segue a cartilha das histórias de superação, o roteiro consegue entregar um final um pouco diferente e mais realista do que as obras similares. Temos os altos e baixos do protagonista, os problemas de relacionamento, mas também a mensagem de que aceitar um choque de realidade pode ser fundamental para quem deseja colocar a vida nos trilhos.

Mesmo longe de ter uma grande atuação, Ben Affleck não chega a atrapalhar o resultado. O diretor Gavin O’Connor e o astro Ben Affleck também trabalharam juntos no superior “O Contador”.

Arremesso de Ouro (Million Dollar Arm, EUA, 2014) – Nota 6,5
Direção – Craig Gillespie
Elenco – Jon Hamm, Aasif Mandvi, Suraj Sharma, Madhur Mittal, Pitobash, Lake Bell, Alan Arkin, Bill Paxton, Gregory Allan Williams, Allyn Rachel, Tzi Ma.

Los Angeles, 2008. JB Bernstein (Jon Hamm) é um agente de atletas profissionais que passa por uma fase complicada, praticamente sem clientes. Ao ver pela tv uma partida de críquete na Índia, JB tem a ideia de transformar atletas deste esporte em lançadores de beisebol. O objetivo também é abrir o mercado naquele país para vender produtos ligados ao esporte. Ele consegue um patrocinador (Tzi Ma) e segue para Índia onde promove um concurso para encontrar novos jogadores. 

Produzido pela Disney, este longa baseado numa história real segue o estilo das obras do gênero ao explorar uma premissa incomum que se tornou um êxito de superação. Não se pode deixar de citar que a premissa está muito mais ligada a questão financeira e comercial do que esportiva, mesmo com o roteiro amenizando esta situação e criando uma pequena mudança na personalidade do agente vivido por Jon Hamm. 

A grande força da história está nos jogadores indianos (Suraj Sharma e Madhur Mittal) e no intérprete (Pitobash), faltando ao filme o clímax comum ao gênero. As duas sequências de testes no final são apenas corretas, sem grande emoção. 

É um filme que prende a atenção pela simpatia da história e nada mais.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Os enredos são bem interessantes.
E gosto dos 2 atores que acho, além de bons, lindos.
Anotado.
Criquete é um jogo que nem sei pra que lado vai.

Voltei a assistir Ozark.
No final 1ª temporada, ainda.
Muito bom.
Jason Bateman, nota 10.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - Tb não sou fã de críquete. rs

Bjs