sexta-feira, 24 de abril de 2020

The Last Full Measure

The Last Full Measure (The Last Full Measure, EUA, 2019) – Nota 7,5
Direção – Todd Robinson
Elenco – Sebastian Stan, William Hurt, Christopher Plummer, Samuel L. Jackson, Bradley Whitford, Ed Harris, Jeremy Irvine, Linus Roache, Michael Imperioli, Amy Madigan, Peter Fonda, Diane Ladd, Robert Pine, Alison Sudol, John Savage, Dale Dye, Lisagay Hamilton.

Washington, 2009. O veterano médico Tulley (William Hurt) procura o então Secretário de Defesa do governo americano solicitando uma medalha de bravura para seu amigo Willian “Pits” Pitsenbarger (Jeremy Irvine), que morreu em combate durante a Guerra do Vietnã. 

A análise do caso é passada para o burocrata carreirista Scott Huffman (Sebastian Stan), que é obrigado a aceitar o trabalho. A má vontade inicial em relação ao caso aos poucos desaparece após Scott entrevistar outros veteranos que sobreviveram a mesma batalha que vitimou Pits e que carregam terríveis traumas. 

Este sensível drama baseado numa história real tem como ponto principal a questão dos traumas de guerra, neste caso a específica batalha que ficou conhecida como “Operação Abilene” que dizimou um grande número de soldados americanos e deixou os sobreviventes traumatizados pelo resto da vida. 

A narrativa intercala as entrevistas nos dias atuais em que os personagens interpretados por astros veteranos como Samuel L. Jackson, Ed Harris e o recém falecido Peter Fonda detalham sua experiência na guerra, com as sequências da própria batalha em que o jovem Pits perdeu a vida ao salvar vários companheiros. 

É um filme feito para emocionar, principalmente na sequência final e nos pós-créditos com depoimentos dos soldados reais que enfrentaram a terrível batalha.

Nenhum comentário: