domingo, 5 de abril de 2020

Piratas da Informática: Piratas do Vale do Silício

Piratas da Informática: Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley, EUA, 1999) – Nota 7
Direção – Martyn Burke
Elenco – Noah Wyle, Anthony Michael Hall, Joey Slotnick, Josh Hopkins, John DiMaggio, Gailard Sartain, Gema Zamprogna.

Este longa produzido pelo canal TNT há mais de vinte anos é a obra que melhor detalha a ascensão de Steve Jobs (Noah Wyle) e Bill Gates (Anthony Michael Hall). 

O filme tem problemas com as atuações estranhas da dupla de protagonistas e com a rapidez na passagem do tempo. O período de 1971 a 1997 é diluído em apenas noventa minutos. 

Mesmo bastante conciso, o roteiro detalha as ideias, as artimanhas e a falta de caráter da dupla que não mediu esforços em roubar projetos e enganar parceiros para criarem as gigantes Apple e Microsoft. 

O filme termina em 1997 quando a rivalidade entre Jobs e Gates teve uma trégua, com Jobs sendo obrigado a aceitar condições impostas por Gates para retornar ao comando da Apple, que na época era parceira da Microsoft. 

O grande acerto é mostrar que eram dois gênios de personalidades complicadas e que chegaram ao topo do mundo muito pelo trabalho de outros parceiros que ficaram pelo caminho como Steve Wozniak (Joey Slotnick), Paul Allen (Josh Hopkins) e Steve Ballmer (John DiMaggio). 

É um longa mais interessante do que as versões recentes sobre a vida de Jobs.

Nenhum comentário: