terça-feira, 28 de abril de 2020

O Mafioso

O Mafioso (Kill the Irishman, EUA, 2011) – Nota 7,5
Direção – Jonathan Hensleigh
Elenco – Ray Stevenson, Vincent D’Onofrio, Val Kilmer, Christopher Walken, Linda Cardellini, Tony Darrow, Robert David, Fionnula Flanagan, Bob Gunton, Jason Butler Harner, Vinnie Jones, Tony Lo Bianco, Laura Ramsey, Steve R. Schirripa, Paul Sorvino, Mike Starr, Marcus Thomas, Vinny Vella Sr.

Cleveland, início dos anos setenta. Danny Greene (Ray Stevenson) é um descendente de irlandeses que consegue tomar o poder no sindicato de estivadores. 

A chance de ganhar dinheiro surge na aliança com mafiosos locais, principalmente John Nardi (Vincent D’Onofrio), com quem cria um laço de amizade. Conforme avançam suas transações com o submundo, Danny se torna alvo da polícia. 

Este pouco conhecido longa detalha uma interessante história real que lembra as obras sobre a Máfia de Martin Scorsese. O diretor e roteirista Jonathan Hensleigh não tem o mesmo talento de Scorsese, mas mesmo assim entrega um bom filme sobre a clássica história de ascensão e queda dentro do crime. 

O protagonista era um trabalhador comum que viu a chance de ter poder e se envolveu em situações que em determinado momento saíram de seu controle. 

Além da história, o filme ganha pontos pelo ótimo elenco, com destaque para Christopher Walken como uma espécie de investidor criminoso, Val Kilmer como o policial que conhecia o protagonista desde a infância e o próprio personagem principal vivido de forma crua pelo irlandês Ray Stevenson. 

Vale citar também a grande quantidade de assassinatos através de bombas, várias delas colocadas em automóveis. 

O resultado é um bom filme para quem gosta de obras policiais sobre a Máfia.

Um comentário:

Liliane de Paula disse...

E o elenco muito bom, Hugo.
Bjs,