terça-feira, 7 de abril de 2020

O Advogado

O Advogado (Byeon-ho-in, Coreia do Sul, 2013) – Nota 7,5
Direção – Wook Seok Yang
Elenco – Kang Ho Song, Dal Suh Oh, Yeong Ae Kim, Si Wan In, Sung Ho Hong, Do Wan Kwak.

Busan, Coreia do Sul, 1978. Song Woo Seok (Kang Ho Song) é um advogado que vem de família pobre e por este motivo é desprezado pelo colegas profissão, principalmente após começar a ganhar dinheiro trabalhando na regularização de imóveis. 

Avesso aos problemas políticos do país que vivia uma ditadura militar, Seok muda sua visão quando um rapaz é preso apenas por participar de um clube de leitura. O jovem é filho de uma senhora que é dona de uma pequeno restaurante e que o ajudou quando era jovem. A fato faz Seok mudar seu pensamento, sua carreira e sua vida. 

Este longa é inspirado na história real de Roh Moo-Hyundo, que se tornou presidente da Coreia do Sul entre 2004 e 2008 e ajudou a fincar as raízes da democracia no país. O longa por sua vez segue apenas até 1987, o ano em que a população foi as ruas em massa exigindo mudanças. 

O foco principal do filme é o julgamento em que Seok defende vários estudantes acusados de comunismo, enfrentando um sistema corrupto. O roteiro segue o estilo dos filmes biográficos sobre personagens que lutaram contra algo mais forte do que eles. 

Vale destacar a ótima atuação do sempre marcante Kang Ho Song, ator presente em vários grandes filmes sul-coreanos.

2 comentários:

Marília Tasso disse...

Quero muito ver, sou fã do Kang Ho Song.

Hugo disse...

Marília - Ele é ótimo ator e bastante carismático.

Abraço