domingo, 1 de março de 2020

O Caso Richard Jewell

O Caso Richard Jewell (Richard Jewell, EUA, 2019) – Nota 8
Direção – Clint Eastwood
Elenco – Paul Walter Hauser, Sam Rockwell, Kathy Bates, Jon Hamm, Olivia Wilde, Nina Arianda.

Durante os Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996, uma bomba caseira foi detonada durante um show ao ar livre. 

A princípio, o segurança Richard Jewell (Paul Walter Hauser) se tornou herói por ter encontrado a bolsa que carregava o artefato explosivo e salvo algumas pessoas. 

Três dias depois do ocorrido, a falta de pistas e a pressa em encontrar um culpado levaram o FBI a classificar Jewell como suspeito, transformando sua vida em uma inferno. 

Aos oitenta e nove anos de idade, Clint Eastwood entrega mais um ótimo drama, desta vez baseado numa história real que critica duramente o poder da imprensa e também a arrogância das autoridades. 

O que aconteceu com Richard Jewell é semelhante a vários outros casos pelo mundo em que a imprensa divulga uma notícia distorcida e as autoridades decidem devastar a vida da pessoa para acalmar a opinião pública. 

É um julgamento antecipado em que mesmo quando a pessoa é inocente, sua vida estará destruída. Clint Eastwood cria uma narrativa fluída, recheada de detalhes e com algumas sequências dolorosas. 

Tudo isto ganha pontos pelas marcantes interpretações de Kathy Bates como a mãe do protagonista, de Sam Rockwell como seu advogado e principalmente do pouco conhecido Paul Walter Hauser no papel do falante, sonhador e até ingênuo Richard Jewell. 

O resultado é mais um ótimo drama na carreira de Clint Eastwood.

Nenhum comentário: