terça-feira, 31 de março de 2020

Ford vs Ferrari

Ford vs Ferrari (Ford v Ferrari, EUA / França, 2019) – Nota 7,5
Direção – James Mangold
Elenco – Matt Damon, Christian Bale, Jon Bernthal, Caitriona Balfe, Josh Lucas, Noah Jupe, Tracy Letts, Remo Girone, Ray McKinnon, JJ Feild, Corrado Invernizzi, Jack McMullen.

Início dos anos sessenta. O piloto de corridas Carroll Shelby (Matt Damon) é obrigado a abandonar a carreira por causa de um problema no coração. 

Por ter vencido as 24 de Horas de Le Mans na França, Shelby é procurado pelo executivo da Ford Lee Iacocca (Jon Bernthal), que pretende montar uma equipe de corridas da empresa para vencer a italiana Ferrari. 

Sendo obrigado a começar do zero na construção de um carro, Shelby leva consigo o corredor e também mecânico Ken Miles (Christian Bale), um sujeito que não mede palavras para defender suas ideias. 

Baseado numa história real, este longa segue o formato tradicional de histórias de conquistas em que um ou dois personagens enfrentam vários obstáculos, inclusive de pessoas que aparentemente estavam a seu lado. 

Neste contexto, o roteiro coloca como vilões os arrogantes Henry Ford II (Tracy Letts) e seu braço-direito Leo Beebe (Josh Lucas), que desejam vencer Le Mans, mas não querem a presença do “rebelde” Ken Miles ao volante. 

Os bastidores desta disputa é um dos pontos principais da história, ao lado do desenvolvimento do automóvel, da relação familiar de Miles com a esposa (Caitriona Balfe) e filho (Noah Jupe) e claramente as sequências de corrida, com destaque para a meia-hora dedicada a disputa em Le Mans na parte final. 

Ao mesmo tempo em que é um bom filme, por outro lado é uma obra que não chega a ser marcante, sendo indicada para os fãs de corridas.  

2 comentários:

José Gomes disse...

Esse ainda está na minha lista para conferir.

Hugo disse...

José - É um bom filme.

Abraço