quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Insubstituível

Insubstituível (Médecin de Campagne, França, 2016) – Nota 7
Direção – Thomas Lilti
Elenco – François Cluzet, Marianne Denicourt, Christophe Odent, Patrick Descamp, Guy Faucher.

Jean Pierre Werner (François Cluzet) é um médico que atende em uma região rural na França. Ao descobrir um tumor, ele é obrigado a aceitar como assistente a médica novata Nathalie Delezia (Marianne Denicourt), que antes tinha uma longa carreira como enfermeira. 

Não contando sobre a doença para a nova parceira e nem para os moradores da região, Jean Pierre tenta seguir uma vida normal, enquanto Nathalie começa a entender que o atendimento em uma pequena cidade e também domiciliar é bem diferente da vida em um hospital. 

Este foi o segundo longa da trilogia sobre medicina dirigida pelo cineasta e também médico Thomas Lilti. O primeiro foi “Hipócrates” e o terceiro foi “Primeiro Ano”, obras um pouco superiores a este que comento aqui. 

Além da questão da dificuldade em aceitar uma doença, mesmo como o paciente sendo um médico, o ponto principal deste longa é a questão do tratamento de saúde pessoal e humanizado.

Nos dias de hoje em que a maioria do médicos atendem de forma automática, Lilti tenta mostrar que do outro lá existe uma pessoa que precisa ser ouvida e entendida, não apenas diagnosticada. 

As sequências em que o médico atende um idoso acamado, claramente com pouco tempo de vida, também deixa claro que muitas vezes não vale a pena tentar prolongar a vida de uma pessoa a deixando presa em uma cama de hospital. 

É um filme que faz pensar.

3 comentários:

Liliane de Paula disse...

Acho que faz tempo que vi esse filme.
Não lembrava do nome do ator.

Bjs,

Luli Ap. disse...

Deve ser sensível e reflexivo.
Realmente as consultas e diagnósticos são bastante impessoais.
Em alguns lugares os "médicos de família" trazem de volta o tratamento humanizado e a questão da prevenção.
A ortotanásia também tem sido discutida com viés de não prolongar o sofrimento de pacientes sem chance de cura.
Não sou muito fã de filmes com doenças, mas fiquei curiosa.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Hugo disse...

Liliane - François Cluzet é um dos atores mais famosos do cinema francês.

Luli - O atendimento humanizado por parte dos médicos é algo que precisa melhorar no Brasil. Também não sou grande fã de filmes sobre doenças.

Bjs