quarta-feira, 6 de novembro de 2019

15 Minutos de Guerra

15 Minutos de Guerra (L’Intervention, França / Bélgica, 2019) – Nota 6,5
Direção – Fred Grivois
Elenco – Alban Lenoir, Olga Kurylenko, Sébastien Lalanne, David Murgia, Michael Abiteboul, Guillaume Labbé, Vincent Perez, Josiane Balasko, Kevin Layne, Andre Pierre, Ben Cura.

Fevereiro de 1976. O Djibouti é a última colônia francesa na África. O grupo que luta pela independência do país sequestra um ônibus escolar com crianças francesas e segue para a fronteira da Somália.

O ônibus quebra a poucos metros da fronteira e o governo francês envia um grupo militar especial liderado por André Gerval (Alban Lenoir), com o objetivo de resolver a situação rapidamente. 

Baseado em uma história real, este longa tem duas sequências de ação. A primeira mais simples durante a tentativa dos sequestradores fugirem com o ônibus e a principal que é guardada para os quinze minutos finais com a ação efetiva do grupo de resgate. 

O restante do filme é como uma preparação para a ação, com algumas discussões em relação as ordens do governo e outras cenas em que a professora das crianças (Olga Kurylenko) tenta negociar com os sequestradores. 

É um filme mediano que aborda o tema ainda atual dos sequestros cometidos por terroristas de uma forma simples e previsível.

2 comentários:

Pedrita disse...

acho complexo chamar os sequestradores de terroristas. mais um país do continente africano q não conhecia. fiquei na dúvida se foi um erro da tradução ou de análise de quem fez o roteiro do filme. o q fica claro é q são vários no comando, e nenhum entendimento. realmente um filme mediano. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Terrorismo vai além de atentados com bombas ou tiros. O sequestro também é uma arma para grupos que acreditam que sua causa vale mais do que a vida.

Bjs